sábado, 1 de dezembro de 2007

Restauração da Independência de Portugal - 1640

1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência

No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III.

A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.

Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação.

Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.

A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".

(pesquisa net)

3 comentários:

Anónimo disse...

Se eles soubessem tanto naquela época como nós sabemos hoje, desconfio que tinham ficado quietos...

beijinho

Luz

Cati disse...

Continuo a achar que estamos melhor assim... espanhóis é que não!
A culpa de não sermos melhores do que eles é nossa, exclusivamente nossa, e continuaríamos a ser miseráveis mesmo que fôssemos uma província de Espanha.

Beijos grandes e... SLB!!! SLB!!!
Glorioso SLB!!!

Elvira Carvalho disse...

É amigo, lutámos pela independêncie em 1640 contra os espanhóis, e duzentos anos mais tarde contra os franceses de Junot. E hoje anda prái tanta gente a querer renegar a nacionalidade.
Um abraço e bom Domingo