quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

"Atleta paralímpico MÁRIO TRINDADE entra para o Guinness."




"É desde ontem, dia 4, a pessoa que fez mais quilómetros em cadeira de rodas, em menos de um dia."

O atleta Mário Trindade bateu ontem, em Vila Real, o recorde do Guinness de corrida em cadeira de rodas ao efectuar 183 quilómetros em pouco mais de 18 horas. Mário Trindade, 32 anos e que se desloca em cadeira de rodas desde os 18 anos, foi para a pista de atletismo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro às 05:00 de segunda-feira e cerca de 18 horas depois concretizou o sonho de ver o seu nome inscrito no livro de recordes do Guinness.

Para o efeito, teve que ultrapassar o então recorde de 181.147 quilómetros percorridos em cadeira de rodas no máximo de 24 horas.
A treinadora de Trindade, Eduarda Coelho, disse à Agência Lusa que o atleta correu durante 183 quilómetros.
As dores nas costas e o frio foram as principais dificuldades que o atleta teve que enfrentar na pista da UTAD.

Com esta iniciativa, Mário Trindade pretendeu ainda alertar para os problemas sentidos pelas pessoas com deficiência e angariar fundos para o ajudar a comprar uma carrinha adaptada para transportar duas irmãs de São Miguel, Açores.
Objectivos que, segundo disse a meio da prova, "já foram alcançados".
Segundo o atleta, Aprígio dos Santos, presidente da Naval Primeiro de Maio, da Figueira da Foz, doou as verbas necessárias para a aquisição da carrinha, que o próprio Mário Trindade faz questão de ir entregar nas próximas semanas aos Açores.
As irmãs Carmélia e Florinda, de 35 e 31 anos, nasceram com "Osteogenesis Imperfeicta" e vivem "praticamente desde que nasceram, dentro da mesma casa por falta de um transporte para se poderem deslocar.
E foram muitas as pessoas que durante todo o dia se deslocaram à UTAD para dar apoio ao atleta e até experimentar andar numa cadeira de rodas.

Também na pista estiveram testemunhas independentes a fazer o registo de cada volta e a cronometrar o tempo das voltas, num processo que foi previamente aprovado pelo Guinness.
O atleta desloca-se de cadeira de rodas por causa de uma operação mal sucedida mas nem isso o fez perder a "vontade de sonhar".
No entanto, foi aos 12 anos que Trindade descobriu o gosto pelo desporto, especialmente pelo atletismo, tendo participado em várias provas na cidade de Vila Real.
O grande sonho de Trindade é participar nos Jogos Paralímpicos.

O atleta de Vila Real é vice-campeão nacional dos 800 metros e recordista nacional das distâncias de 100 e 200 metros, tendo conseguido ainda terceiros lugares no Campeonato Nacional nas provas de 100, 200, 400 e 1500 metros.

fonte:net e 24h

5 comentários:

Serenidade disse...

Há pessoas que marcam duplamente a difenrença:)

O prémio "Blog com tomates" é todo teu:) O sorriso surgiu de imediato. Podes lá ir, mais daqui a pouco e ver meu "cirio estelar":)

Serenos sorrisos

Anónimo disse...

Olá eu conheço a Florinda.
Já lhe dei os parabéns.
Se quiser vá ver ao meu blog o link.
Abraço
Manuela

Elvira Carvalho disse...

E tanta coisa que precisa ser mudada para elas...
Um abraço

ruth ministro disse...

Aqui tens o mail que me pediste: aminhanuvemblog@gmail.com

Beijinhos

Cati disse...

De louvar, sim senhor.
Um beijinho!