quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Cientistas nos EUA criam rato imune ao cancro.

29/11/2007

Pesquisadores americanos da Universidade de Kentucky conseguiram criar em laboratório um rato que é imune a diversos tipos de cancro.

O animal, geneticamente modificado, produz uma proteína que ataca as células cancerosas, mas não afecta os tecidos saudáveis.

O princípio poderia ser usado para criar tratamentos que poupem pessoas com cancro dos efeitos colaterais geralmente associados à quimioterapia e à radioterapia, como dores, enjôos e perda de cabelo.

"Estávamos interessados em procurar uma molécula que matasse as células do cancro e não as células normais, mas que também não fosse tóxica no sentido de causar efeitos colaterais em todo o organismo", disse o pesquisador Vivek Rangnekar.

"Estamos pensando nisso como uma solução holística que não só acabaria com o tumor, mas não prejudicaria o corpo como um todo. Antes deste estudo, publicamos vários trabalhos indicando que na cultura de células não havia a destruição de células normais. Essa é a prova de que (o gene) não mata células normais, já que o rato está vivo e saudável.

"Os autores do estudo, que foi publicado na revista científica Cancer Research, acreditam que pode ser possível adaptar o método para humanos introduzindo o gene que produz a proteína no corpo através de um transplante de medula.

"Se você olhar a dor que os pacientes com cancro têm de enfrentar, não apenas por causa da doença, mas por causa do tratamento - é uma tortura. Se você puder tratar o cancro e não prejudicar o paciente, é um enorme avanço. Isso é o que está acontecendo com esses animais e eu acho isso maravilhoso", afirmou o professor Rangnekar.

Os pesquisadores admitem, no entanto, que ainda há muito trabalho pela frente e que o desenvolvimento do novo tratamento ainda pode levar dez anos.

por pesq. na net

3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Seria muito bom se resultasse. tenho neste momento um amigo virtual a passar por esse calvário da quimio. Se quiser dê uma passada pelo blog
http://salvadorvazdasilva.blogspot.com/
Acredito que se vai surpreender com a força moral deste meu amigo.
É um blog onde ele dá conta dia a dia dos tratamentos das cirurgias dos exames, enfim de toda a luta dele.
Um abraço

Anónimo disse...

+Eu quero esse rato bem longe.
Não por ter medo de ratos nunca tive, mas esse não quero obrigada.
Já me chega pensar um dia poder ter uma doença assim.
Mas era bom se resultasse.
Manuela

Márcia disse...

Que todas as pesquisas resultem em benefícios para quem delas depende, viva os cientistas e suas buscas incessantes para a cura.
lindos dias,
beijos
http://brincandocomclarinha.blogspot.com