quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ainda as eleições da "Super"-TERÇA-FEIRA - II


Ainda faltam atribuir delegados relativos às eleições de ontem, especialmente no campo Democrata. Mas já dá para retirar duas conclusões principais: Hillary (845 delegados) e Obama (765 delegados) vão persistir durante mais uns meses à procura do número mágico dos 2025 delegados; Mike Huckabee e Mitt Romney bem podem continuar, o que deixa algumas dúvidas, mas John Mccain será o candidato Republicano nas eleições de Novembro.

Entretanto, para além dos muitos famosos que já o apoiam, houve apoios significativos para Barack Obama, a saber:
- Scarlett Johansson
- Nicole (das Pussycat Dolls)
- Wyclef Jean
- Oprah Winfrey
- Stevie Wonder
- Brad Pitt e
- George Clooney


Notas finais:

- Obama venceu mais estados (13), mas Hillary
ganhou os principais (8). Em número de delegados, a diferença entre os dois não deverá ser muito grande. Nenhum dos dois candidatos deverá estar muito feliz esta noite. Hillary suspira de alívio por ter vencido na California e Massachusetts, onde se chegou a pensar que poderia perder. E Obama sobreviveu às derrotas nestes estados com vitórias em estados menos populosos.


- Mike Huckabee é um dos homens da noite. Conquistou cinco estados, todos do Sul. Afirma-se definitivamente dentro do Partido Republicano e coloca-se com um dos possíveis candidatos a Vice-Presidente de John Mccain. E bateu Mitt Romney na base conservadora e evangélica (7). Acaba por reentrar na campanha, depois do Iowa.

- John McCain (9), ao falhar no Sul, acaba por não conseguir terminar o processo de nomeação esta noite. A surpresa veio de onde menos esperava. Mike Huckabee venceu cinco estados. Mas apoderou-se de todos os grandes estados que esperava conquistar. Continua em não persuadir os conservadores e é por isso que ainda não é o nomeado Republicano. Mas acabará por sê-lo. Hoje foi favorecido pelo método Winner Takes All.

Ainda falta votarem muitos Estados.... A dúvida mantem-se sobre quem será o candidato democrata a defrontar o republicano John McCain, em Novembro.

net/24h/joseph

2 comentários:

Unknown disse...

Surpresa http://descobrialuz.blogs.sapo.pt/56707.html

jinho

Unknown disse...

Estou farta de americanos.
É tudo esterco do mesmo penico.
Desculpe a expressão.
Bom Fim de semana

Manuela