quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

AMIZADE é uma ligação de amor...

AMIGOS... QUEM SÃO ELES !...

Muito tem se falado sobre Amizade, e ficou bem estabelecido que Amizade é uma ligação de Amor existente entre pessoas, independente de sexo, e do sexo.

Essa ligação não envolve interesses outros senão uma maneira especial de se gostar das pessoas, de saber se estão bem, torcer pela felicidade, e procurar fazer o possível para que essas amizades consigam atingir seus objectivos... enfim, que sejam felizes.

Claro que não é apenas para se jogar flores... É dever de um amigo procurar alertar se percebe que o outro está enveredando por um caminho errado, é dar o famoso grito de alerta. Nem sempre bem interpretado, mas que sempre deve ser considerado.

Se notarmos que uma de nossas amizades está, segundo nossa concepção, tomando alguma atitude errada, devemos procurá-la e expor nosso ponto de vista... ela que faça a média. Por vezes nós é que estamos errados, e poderemos refazer nossas idéias.

Isso se chama troca de opiniões, diálogo, algo muito importante entre amigos...

Convenhamos que não é muito fácil manter-se amizades por muito tempo. Sempre surgem divergências e, se estas arestas não forem bem aparadas, deixarão sequelas.

Muitas vezes um amigo se magoa com outro, mas não quer procurá-lo para dirimir aquela dúvida surgida... acertar aquela situação... e se afasta. Penso que um afastamento puro e simples, não é indicado, pois através do diálogo aquela pendência poderá ser resolvida, e a amizade reatada. Por que afastar-se sem explicações? Se está magoado, exponha sua mágoa. Assim, ao invés de criar outra mágoa, poderá acertar tudo.

Sem dúvida... "Amigo a gente sente"... Sabemos quem nos fala com amizade, ou não. Melhor analisando... Sabemos quem nos critica com amizade, ou quem nos elogia com maldade...

Muitas vezes uma crítica é um sinal muito maior de amizade, do que um elogio não sincero.

Assim é que se pode reconhecer uma amizade. Temos que saber "sentir" quando alguém nos oferece amizade, ou se faz uma aproximação buscando alguma vantagem.

O perigo está em julgaremos errado, permitindo certo tipo de aproximação que depois se revelará daninho e dedicamos amizade, damos carinho a alguém que nos quer derrubar.

Esse erro de julgamento acontece com freqüência. São riscos que corremos em nossa vida.

É importante termos amizades. É importante podermos dividir nossos problemas e nossas alegrias com pessoas que apenas estão procurando nos querer bem. Mas amizade é uma estrada de mão dupla... Se queremos TER amigos, é preciso que saibamos SER amigos... e o mesmo carinho e compreensão que pedimos, devemos saber dar.

As Amizades não são encontradas por acaso, temos que saber detectá-las ao encontrá-las... e não deixar que fujam.

Amizade não se define, não se explica, nem deve procurar ser entendida. Simplesmente, amizade a gente sente. Não sabemos porque... mas simpatizamos com alguém, da mesma maneira que antipatizamos, inexplicavelmente. Aliás, explicar para quê? Basta que não se seja uma pessoa totalmente insensível, e forçosamente sentirá algo assim por alguém.

Esse sentimento deve ser desenvolvido, deve ser "epidemizado" (Aurélio... e daí?).

Só para terminar, amigo é aquele que consegue fazer você sorrir, quando seu desejo é chorar... Quer mais? Se quer mais, então, tenha UM LINDO DIA...

(Autor desconhecido)

8 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Muito bonito Joseph. O texto e a nova imagem do blog. Adorei.
Um abraço


À margem:
Obrigada pelos mails lindos.
Um abraço

|Renata_Emy| disse...

Joseph querido!

Lindo texto msm!

Sobre seu selinho, está em meu blog!

Acho q não viu, está lá em baixo, junto com os outros...

Bjim

Unknown disse...

Esta (https://www.blogger.com/comment.g?blogID=9051008561281824347&postID=1606547904654924318) minha teoria estava certa...

Jinho

Unknown disse...

Amigo Joseph, como você é ingénuo ás vezes, então acha que o Problema está nos Americanos?
Será que não vê que quando ás vezes o barril de petróleo desce só em Portugal é que a gasolina sobe e que somos o paÍs que mais impostos paga e ganha menos?
Basta ir até Espanha para ver como se vive lá, e olhe que eu vou lá muitas vezes, só tenho pena de não poder lá ficar de vez.
Até ontem deu nas notícias muito sorrateiramente claro, que a economia Americana até que não está assim tão mal porque as pessoas começaram a gastar menos e em vez disso pouparam.
O Problema é a má gestão de Portugal, enquanto outros enriquecem outros vão ficando sem nada.
Livre-se é de ir para as urgências pois é uma certidão de óbito.

Abraço

Bom fim de semana
(Isto não é uma crítica ás vezes as pessoas não me compreendem sou como a Odete Santos)

Unknown disse...

Ah já me esquecia, quanto ao ramo de flores não lhe posso oferecer com código porque aquilo é em flash mas pode-se arranjar outra coisa mas não com aquele estilo de enfeites.
Aquele ramo é feito como esse cubo que tem aí no seu blog.
Xau

Manuela

Amores e Segredos disse...

amigo é aquela que nao te enxuga as lagrimas pois ele não as deixa cair ,amizade é amor sem sexo :)
hje deixo uma suplica no meu blog
bom fim de semana e bjo
carla granja

Anónimo disse...

Olá Joseph!
Vim agradecer a carinhosa visita e a delicadeza de suas palavras.
Fiquei emocionada, mas devo dizer ao amigo que eu sou aprendiz da poesia.
Amei conhecer seu espaço, com a belíssima imagem da abertura.
Lindo a "AMIZADE é uma ligação de amor..."pena ser "AD"
Como dizia (Voltaire) "Todas as grandezas do mundo não valem um bom amigo"
Um fim de semana de luz e paz.
Um fraternal abraço

Paulinha disse...

A amizade é preciso sabê-la cultivar ou cuidar tal como as plantas para não murcharem!(ou qualquer coisa assim do género)
Bjinho!