terça-feira, 16 de outubro de 2007

General NGUYEN NGOC LOAN mata em plena rua...!?...

A ofensiva militar deflagrada em Janeiro de 1968 pelo Vietnam do Norte e pela Frente de Libertação Nacional do Vietnam do Sul, contra os americanos e seus aliados sul-vietnamitas acabou numa derrota militar dos atacantes, que entretanto obtiveram importante vitória política na guerra de propaganda.

Durante a guerra, no dia 1 de Fevereiro de 1968 o general sul-vietnamita Nguyen Ngoc Loan, Chefe da Polícia da República do Vietnam (sul-vietnamita), decidiu executar sumáriamente no meio da rua o capitão vietcong Nguyen Van Lem durante o Tet.

A execução foi testemunhada pelo fotógrafo da Associated Press, Eddie Adams. A fotografia que tirou é hoje uma das mais célebres da história do fotojornalismo de guerra, e valeu a Adams o «Prémio Pulitzer» em 1969.
Depois da retirada americana do Vietnam, o General Ngoc Loan foi viver para os Estados Unidos, onde abriu uma «pizzaria».

(3º. Ícone fotográfico do Século XX)
pesquisa por bv

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Joseph, voltei ao seu blog, para ler o 1º ícone de que falou lá no "Coisas Minhas". E Aproveitei para ler os dois. O primeiro já tinha lido pois à pouco tempo uma revista fez a reportagem. Deste não tinha qualquer apontamento e gostei do post.
Confesso que fiquei surpreendida pela visita no "Coisas Minhas".
Faço as visitas pelo meu outro blog, o Sexta-feira e normalmente as pessoas clicam no quadradinho da foto do comentário e são transportados para o Sexta feira que é o blog principal. O "Coisas minhas é um blog de fotos e trabalhos manuais.
Um abraço

Joseph 1 disse...

Elvira,
fui parar ao "Coisas Minhas", via Taty e via Paulinha.
Como já disse gostei muito.
Tenho que ir então ao "Sexta-Feira" para ver e comentar.
Até lá.
Um abraço amigo