quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Rotting Halloween Pumpkin Time Lapse


No dia em que pessoas se mascaram e abóboras como que ganham vida, celebra-se o DIA DAS BRUXAS.
Consta-se que a origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. e que, originalmente o Halloween não estava relacionado com bruxas, tratando-se, isso sim, de um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro de forma a assinalar o final do Verão.
Para os celtas, o fim do Verão era considerado como ano novo e uma altura em que a fronteira entre o mundo material, o mundo dos mortos e dos deuses ficava muito mais esbatida.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas terá começado na Idade Média, no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ ou pagãos.
Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas e essa designação perpetuou-se com a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses.
Actualmente, para além das "modernices" de pedir doces ou de vestir roupas para nos mascararmos, há ainda muitas pessoas que celebram à moda celta, aproveitando a noite de 31 de Outubro para acender velas em homenagem aos seus antepassados.

Sem comentários: