sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dia da SAGRADA FAMÍLIA: Jesus, Maria e José...



A Festa da Sagrada Família é uma celebração litúrgica na Igreja Católica Romana em honra de Jesus de Nazaré, Sua mãe, a Virgem Maria, e Seu pai adoptivo, São José, como uma família exemplar, servindo assim de exemplo para todos aqueles que constituem a sua família seguindo os rituais católicos.

A Festa da Sagrada Família é comemorada no domingo seguinte, a seguir ao Natal, a menos que o domingo seja o dia 1 de janeiro, e, nesse caso é comemorada a 30 de dezembro, conforme calendário de 1969 (ver no fim).


A veneração da Sagrada Família foi formalmente iniciada no século 17 por Dom François de Laval , um bispo canadense que fundou uma Confraria .

A festa da Sagrada Família foi instituída pelo Papa Leão XIII em 1893 no domingo dentro da Oitava da Epifania (festa dos Santos Reis Magos) , ou seja, no domingo entre 6 a 13 de janeiro,(ver Calendário Geral Romano de 1962).

Esta festa nunca foi um dia santo de preceito , mas quando a sua celebração caiu para um domingo, passou a haver a obrigação de assistir à missa nesse dia.

No calendário promulgado em 1969, a festa foi transferida para o domingo dentro da Oitava do Natal , entre o Natal e o Dia de Ano Novo (ambos exclusivos), ou quando não houver domingo dentro da Oitava (se ambos dia de Natal e Solenidade de Santa Maria , Mãe de Deus são domingos), é realizada em 30 de dezembro, uma sexta-feira nesses anos. (Em outras palavras, a festa é no mesmo dia como a Missa Tridentina rito do domingo dentro da Oitava do Natal.)

(Créditos: Wikipédia/Google).

Sem comentários: