segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Fez ontem 50 anos que a ÍNDIA atacou GOA, DAMÃO e DIU...



Governador VASSALO e SILVA


Em 1961 os alicerces do SALAZARISMO começam a abanar

Depois de em 19 de Janeiro de 1961, o capitão Henrique Galvão, à frente de um grupo de exilados políticos, ter "desviado" o paquete "Santa Maria",

a Guerra eclodiu em Angola (a 4 de Fevereiro) e na Guiné-Bissau ( em Julho), vindo a haver, no dia 18 de Dezembro, a invasão de Goa, Damão e Diu pela União Indiana, que, com 45.000 homens, apoiados por 2 porta-aviões, vários navios de guerra, aviões e centenas de carros de combate, tentou confrontar as forças portuguesas, as quais se negaram a combater; convém lembrar que só tínhamos 3.500 militares, 1.000 polícias goeses, e armamento mais que ultrapassado; Nunca ninguém entendeu a razão de ser da grandeza da força de ataque indiana.

NEHRU, que se dizia um pacifista, enganou tudo e todos, inclusivé o Governador VASSALO e SILVA e o General CARLOS AZEREDO.

Para a posteridade fica a reacção heróica do Tenente JORGE MANUEL de OLIVEIRA e CARMO, que, em Diu, saltou para o leme da lancha "Vega" e foi contra um cruzador indiano. Morreu ele e dois marinheiros. Foi promovido a Capitão a título póstumo. O resultado final do ataque indiano foram 25 mortos portugueses e todos os restantes militares presos!...e tinha-se acabado de perder um Património de quase 500 anos!...(Foi a 1ª. derrota de SALAZAR que nunca perdoou às forças portuguesas pelo facto não terem lutado...)


Escolhido pelo Rei D. Manuel I para levar avante esta aventura marítima, o Capitão VASCO DA GAMA chegou à ÍNDIA no dia 20 de Maio de 1498, com as suas naus.

(Créditos:Blogues vários s/assunto/Wikipédia).


Sem comentários: