quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

S. David (Davi) - Rei de Israel (1.040 a.C - 970 a.C.)...




Monarca Santo, Profeta, Reformador, Poeta, Músico Espiritual, Receptor de Salmos.

De acordo com Gênesis 46:12 e Ruth 4:18-22 , David é o décimo primeiro descendente da geração de Judá , o quarto filho do patriarca Jacó (Israel). A linha genealógica é a seguinte: (1) Judá → (2) Perez → (3) Hezrom → (4) Ram → (5) Aminadabe → (6) Naassom → (7) Salmon → (8) Boaz (marido de Ruth ) → (9) Obed → (10) Jesse → (11) David.

David nasceu em Belém , no território da Tribo de Judah, cerca do ano 1.040 a,C. . Seu pai chamava-se Jessé . Sua mãe não é mencionada na Bíblia, mas o Talmud(e) identifica-a como Nitzevet, filha de Adael. David tinha sete irmãos e era o mais novo de todos eles.

Ele tinha oito esposas: Michal , a segunda filha do rei Saul , Ainoã, a jizreelita; Abigail , o carmelita, anteriormente mulher de Nabal ; Maaca , filha de Talmai , rei de Gesur ; Hagite ; Abital ; Eglá , e Bate-Seba , anteriormente a mulher de Urias, o hitita .

O Livro de Crónicas lista os 20 filhos de Davi por várias esposas e concubinas . Em Hebron, ele teve seis filhos: Amnom , de Ainoã, Daniel , por Abigail; Absalão , por Maaca; Adonias , por Hagite; Sefatias , por Abital; e Itreão , de Eglá. Através de Bate-Seba, os seus filhos foram: Samua, Sobabe , Nathan , e Salomão (seu sucessor no Reino de Israel). Os seus filhos nascidos em Jerusalém por outras esposas incluíam: Ibar ; Elisua; Elifelete ; Nogah; Nefegue; Jafia , Elisama, e Eliada . Jerimote , que não é mencionado em nenhuma das genealogias, é mencionado como outro dos filhos de Davi. Também teve pelo menos uma filha, Tamar por Maaca, que foi estuprada por Amnon, seu meio-irmão. Este estupro levou à morte de Amnom. Absalão, seu irmão, espera dois anos, e então vinga a sua irmã, enviando os seus servos para matar Amnon numa festa para que ele tinha convidado todos os filhos do rei.

*Samuel, instruído por Deus vai secretamente até a casa de Jessé para ungir um novo rei para Israel. Apesar de David ser o mais novo de seus sete irmãos ele foi o escolhido por Deus para ser ungido. A bíblia relata que nessa época um "mau espírito" atormentava Saul e seus servos buscaram alguém que soubesse tocar lira para que Saul se acalmasse. Saul se afeiçoou por David e fez dele seu escudeiro. Mais tarde quando o exército filisteu se reuniu para enfrentar os israelitas, um gigante chamado Golias desafiou o exército israelita a enviar um homem para enfrentá-lo, no entanto, os israelitas tiveram medo do gigante. David, indignando-se da vergonha que Golias trazia a Deus e a todo exército de Israel com suas palavras, decidiu enfrentá-lo. Saul ofereceu a sua armadura a David, no entanto ele recusou por não se ter treinado no combate com armadura e ser de pequena estatura em comparação à armadura (a Bíblia relata que Saul era particularmente alto dizendo que seus ombros sobressaíam acima do resto do povo), então Davi enfrentou Golias munido apenas de uma funda e algumas pedras. Logo no começo da batalha Davi acertou-lhe na testa com uma pedrada e, com Golias caído, arrancou-lhe a cabeça com a sua própria espada*.

David ou Davi, foi o segundo monarca do reino unificado de Israel, de acordo com a Bíblia hebraica. (O primeiro havia sido Saul). Foi retratado como um rei bondoso, embora dotado de alguns defeitos, bem como um guerreiro, músico e poeta talentoso, recebendo tradicionalmente crédito por alguns dos salmos presentes no Livro de Salmos.

O célebre arqueólogo americano Edwin Thiele estabeleceu a sua data de nascimento por volta de 1040 a.C., e a sua morte em 970 a.C., tendo reinado sobre Judá de 1010 a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de Israel de 1003 a 970 a.C. Os livros bíblicos de Samuel, I Reis e I Crônicas são a única fonte de informação disponível sobre a sua vida e o seu reinado, embora a Estela de Tel Dan (estela negra de basalto descoberta em escavações a norte da Galileia) registre a existência, em meados do século IX a.C., de uma dinastia real judaica chamada de "Casa de David".

A vida de David é particularmente importante para a cultura judaica, cristã e islâmica. No judaísmo David, ou Melekh David ("Rei Davi"), é o Rei de Israel e do povo judaico; um descendente directo seu será o Mashiach, o Messias judaico. No cristianismo David é mencionado como um ancestral do pai adoptivo de Jesus, José, e no islamismo é conhecido como Daud, um profeta e rei de uma nação. Destacou-se na luta dos israelitas contra os filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, que transformou em capital do Reino Unido de Israel. Foi substituído por seu filho o Rei Salomão.

Um dia, David, filho de Absalão, revoltou-se contra seu pai, e foram para uma batalha no bosque de Efraim . Absalão é preso pelos cabelos nos ramos de um carvalho e Davi geral Joab mata-o. Quando a notícia da victória é trazida a David, o Rei, ele não se alegrou, mas em voz abalada e com tristeza, disse: " Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Que eu tivesse morrido por ti, Absalão, meu filho, meu filho! "

Quando David envelheceu e ficou acamado, Adonias , seu filho mais velho sobrevivente e herdeiro natural, declara-se rei. Bate-Seba, esposa favorita de Davi, e Natã, o profeta , temendo que eles fossem mortos por Adonias, vão falar com David para obter o seu acordo de que Salomão , filho de Bate-Seba, é que deve sentar-se no trono. E assim os planos de Adonias colapsam, e Salomão torna-se rei. É a Salomão que Davi dá suas instruções finais, incluindo a sua promessa de que a linha de Salomão e David vai herdar o trono de Judá para sempre, e faz um pedido a Salomão, para este matar os seus inimigos mais antigos em seu nome. David morre e é enterrado na cidade de Davi , depois de ter governado Israel durante 40 anos, sete em Hebron e 33 em Jerusalém, onde faleceu.

Seu nome é citado 1.139 vezes na Bíblia.

(Eu te amo, ó Senhor , minha força. O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo, a força da minha salvação, minha fortaleza. Eu chamo ao Senhor, que é digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos.
- Salmo 18:1-3 (NVI).)

O seu dia litúrgico é a 29 de Dezembro, no Ocidente (Portugal)...

(Um resumo, para o dia de hoje, duma vida muito longa...)

(Créditos:Wikipédia/Google/Bíblia)


1 comentário:

Anónimo disse...

Querido, gostei muito do seu post sobre Melech Davi. Sempre é bom em meio as páginas na internet, encontrar algo com conteúdo profético, inteligente e informativo.