sábado, 3 de dezembro de 2011

S. Francisco Xavier - Presbítero e Apóstolo do Oriente (Goa, e...)...



São Francisco Xavier
, nascido Francisco de Jaso y Azpilicueta, (Javier, 7 de Abril de 1506 - Sanchoão (China), 3 de Dezembro de 1552) foi um missionário cristão do padroado português e apóstolo navarro. Pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus, a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". Ele exerceu a sua actividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão.

Morte:

São Francisco Xavier, doente, morre a 3 de dezembro de 1552, numa humilde esteira de vimes, abraçado ao crucifixo que o velho amigo Inácio de Loyola, um dia, lhe tinha oferecido.

Foi primeiramente sepultado em Sanchoão, mas, em fevereiro de 1553, os seus restos mortais, encontrados incorruptos, foram transportados da ilha e, temporariamente, sepultados na Igreja de São Paulo em Malaca. Uma campa aberta na igreja mostra ainda hoje o lugar onde São Francisco Xavier esteve sepultado. Depois de 15 de abril de 1553, Diogo Pereira vem de Goa, remove o corpo de Xavier e, a 11 de dezembro desse ano, o corpo de Xavier é levado para Goa. O seu corpo está hoje na Basílica do Bom Jesus de Goa, onde o seu corpo foi colocado numa caixa de vidro e prata, a 2 de dezembro de 1637, e se tornou lugar de peregrinação.

Beatificação e Canonização

Francisco Xavier é um santo católico. Foi beatificado pelo Papa Paulo V a 25 de outubro de 1619 e canonizado pelo Papa Gregório XV, a 12 de março de 1622, em simultâneo com Inácio de Loyola. É o santo patrono dos missionários.

O seu dia festivo (litúrgico) é a 3 de Dezembro (hoje).

ORAÇÃO DE S. FRANCISCO XAVIER:

"Ó Deus, Criador e Senhor do Universo, Tu que criaste o homem à tua imagem e semelhança e o redimiste com o sangue precioso de Teu Filho, Olha para quantos ainda não Te conhecem e, pela intercessão dos Santos e da Igreja, não permitas que permaneçam longe de Jesus, Nosso Senhor. Tu, que és misericordioso, perdoa toda a idolatria e infidelidade, e Faz com que todos conheçam aquele que Tu enviaste, Jesus Cristo, Teu Filho e Nosso Senhor. Ele é a nossa vida, salvação e ressurreição; por Ele fomos libertados e redimidos.
A Ele a glória por todos os séculos".

Amém

(Oração composta por São Francisco Xavier)

(Pendente)

(Créditos: Wikipédia/Google....)


1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Passei e gostei do texto sobre S. Francisco Xavier que eu não conhecia.
Um abraço e bom fim de semana