sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

MAGIA DE 1966....Eusébio faz hoje 66 anos!...


O PANTERA NEGRA celebra um aniversário com cheirinho a Mundial de Inglaterra!...


EUSÉBIO (Ferreira da Silva) cumpre hoje 66 anos de idade, número que nos remete para a epopeia de 1966, no Campeonato do Mundo disputado em Inglaterra, e onde Portugal ficou classificado em 3º. lugar.

Descoberto por um cauteleiro, o Sr. Chico, numa das milhares de jogatanas que realizou na Mafalala, em Lourenço Marques – MOÇAMBIQUE, sua terra natal, o PANTERA NEGRA (como foi e é conhecido) ficou com o Mundo a seus pés após a exibição com a Coreia (5-3), em Goodison Park, numa altura em que o Brasil de PELÉ já fora eliminado.

Marcou 4 golos – na bancada há quem invente o termo “four-trick” – e apurou Portugal para as meias-finais. “O golo que mais alegria me deu foi o terceiro, quase pensei que ia morrer de satisfação”, confessou Eusébio, cuja façanha fez com que uma empresa tivesse uma iniciativa singular – ofereceu um maço de cigarros a cada um dos 35 jogadores e dirigentes da comitiva. Longe iam os tempos em que, durante 3 anos, Eusébio furara as redes contrárias nos torneios internacionais destinados aos militares…

Nascido num Domingo, dia antigamente consagrado ao futebol, o “King” não cumpriu o seu grande sonho: a conquista do Mundial 66. (Para quem viu os jogos, convém recordar que Portugal foi “roubado” pelos árbitros na fase final do Campeonato, de toda a maneira e feitio). Também não foi considerado o melhor jogador da prova, troféu que lhe foi “furtado” por Bobby Moore, capitão da Inglaterra, carrasco de Portugal… com a referida ajuda dos árbitros, pois, pelos menos 2 penalties descarados, não foram marcados contra a Inglaterra numa das meias-finais.

“Vão considerar-me vaidoso mas acho que não houve honestidade! Só eu e o Bobby Charlton é que devíamos ter hipótese de ganhar, o resto é pura fantasia”, disse Eusébio, mostrando, todavia, reverência por Pelé, que actuou sempre lesionado: Ele continua a ser o Rei, eu talvez seja o Vice-Rei…”

Numa altura em que se pagam milhões por jogadores de média craveira, quanto valeriam nos tempos actuais jogadores como
PELÉ, EUSÉBIO, DI STEFANO, MARADONA, PUSKAS, e tantos outros? Quantos milhões???.......

Parabéns EUSÉBIO, nesta data festiva: 25 de Janeiro de 1942.

Nuno Pombo/in 24h e Joseph

7 comentários:

Unknown disse...

Não comento Benfiquistas...


Manuela


Tem de mudar o link do Karmic Wave que eu disse que era provisório.
Já tenho outro.
Bom fim de semana

Pandora disse...

Parabens ao nosso Eusebio...e viva o benfica ;)
beijinhos...muitos...

Elvira Carvalho disse...

Parabéns ao Eusébio... e longos anos de vida.
Um abraço e bom fim de semana.

Elvira Carvalho disse...

Obrigada amigo pelo conselho, mas o poema, nada tem a ver comigo. Foi inspirado numa pessoa que me é muito querida, mas felizmente nada tem a ver comigo. As minhas rotinas são de outra ordem, e embora às vezes me deixam cansada, quisera eu tê-las muito tempo, pois teem a ver com os meus pais, já bastante idosos.
Um abraço

belakbrilha disse...

Parabéns ao Eusébio!

Já visitei, muitas vezes visito e não comento, mas vou começar a fazer ok?

Uma boa semana!

bj

belakbrilha disse...

Não concordo com a Manuela....
Eu sou scp, mas nas nada como ser camarada...o desporto se fosse visto de outra maneira seria mais saudável! ;)

dudapolessi disse...

Oi, alguém sabe quem era a cantora portuguesa que cantou o parabéns para ele no amistoso de Amigos de Zidane e Ronaldo?

Se puderem me mandar um e-mail com a resposta, agradeço muitíssimoooo...

Duda


(dudapolessi@hotmail.com)