sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Fenómeno climático "La Nina" inunda MOÇAMBIQUE...








70 mil desalojados e a água não pára…

As inundações do Rio Zambeze e afluentes, que duram desde Outubro, já fizeram dezenas de mortos, sendo três vítimas de ataques de crocodilos.

O Governo moçambicano activou o alerta vermelho devido às cheias no centro do país, que afectaram já 70 mil pessoas, e accionou o Centro Nacional Operacional de Emergência para coordenar operações de socorro e retirada de populações em risco.

A situação de cheias no centro de Moçambique vai piorar nos próximos dias, devido às descargas da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e às chuvas nos países vizinhos, disse o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Bonifácio António.

O ministro da Administração Estatal indicou que a capacidade interna em meios humanos está já a ser usada na totalidade, situação que está a forçar as autoridades moçambicanas a reverem o seu plano de contingência. "Estamos, neste ano, a registar uma situação anormal em relação ao comportamento chuvoso. Nunca tivemos uma situação de, neste período do ano, termos quase todos os grandes rios que atravessam o país a transbordarem", disse Lucas Chomera.

"Os solos já estavam saturados e as chuvas vieram complicar a situação e tudo indica que teremos ainda grandes problemas", admitiu. Segundo dados oficiais divulgados em Maputo, a situação nas quatro Bacias Hidrográficas continua acima do normal devido às chuvas na Zâmbia, Zimbabué e Malaui, regiões de onde vem grande parte dos principais rios que atravessam Moçambique.

"Neste momento os rios Save, Búzi, Púngoe e Zambeze, apresentam níveis hidrométricos acima do nível crítico em quase todas as estações de observação".Na bacia do Save estão inundadas a sede do distrito de Machanga e a vila de Nova Mambone, no distrito de Govúro, enquanto na bacia do Búzi está inundada a vila do Búzi e na bacia do Púngoe, todas na região centro, estão alagadas extensas áreas dos distritos de Dondo e Nhamatanda, ameaçando cortar vias de acesso. Na bacia do Zambeze as inundações atingem algumas áreas dos distritos de Mutarara, Marromeu, Caia, Chinde e Mopeia. Em consequência das inundações nestas bacias, 70.000 pessoas já foram afectadas, das quais cerca de 13 mil estão nos centros de reassentamento e as restantes encontram-se temporariamente abrigadas em escolas ou outras instituições públicas.

A estação das chuvas ainda está no começo e as previsões não são famosas; segundo o director do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM), Moisés Benesene, o pior ainda está para vir uma vez que os meses mais chuvosos custumam ser Janeiro, Fevereiro e Março. Com o número de mortos a subir e a situação humanitária a agravar-se, as ONG's organizações não-governamentais Oikos e Save The Children iniciaram campanhas de recolha de donativos, iniciativa partilhada também pela Cruz Vermelha.


Ricardo Teixeira

7 comentários:

Luz disse...

O clima está doido e a tendência é para piorar...

Jinhos com carinho

Sofy disse...

é verdade jo...este tempo ta todo maluco e parece k estas coisas so acontecem em zonas k sao muito pobres ate da dó ver uma coisas dessas...

um beijinho grande para ti

Unknown disse...

É o pricipio do fim.
O ser humano maltrata o seu próprio lar.
São as consequências prováveis.
Que futuro este.

Bom fim de semana

Manuela

Anónimo disse...

Tudo o Humano altera,querido amigo...a roda desandou já ninguem a fará parar...o meu lamento

Doce meu beijo

Sei lá... disse...

Sorry!! :S

www.pedacinhosdagazela.blogspot.pt

Tem um link directo do espaço da gazela para lá!! Esta inpirada de tal forma que até queria que o blogger fosse português!! Enfin!!

Sei lá... disse...

Bolas... não tá fácil...

www.pedacinhosdagazela.blogspot.COM

Vou escrever 50 vezes como mando os meus alunos fazer... ai ai ai!! Shame on me!!

Elvira Carvalho disse...

O homem, brincou com a natureza, como se fora um Deus poderoso. A natureza mostra-lhe todos os dias que ele nada é.
Bom Domingo
Um abraço