sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia de S. Simão (o zelador ou o cananeu) e S. Judas Tadeu - Apóstolos, Santos e mártires...



Celebra-se hoje o dia litúrgico dos Santos SIMÃO (O Zelador ou O Cananeu) e JUDAS TADEU, 2 dos 12 Apóstolos que Jesus escolheu e que estiveram presentes na Última Ceia. (Foram 2 de 5 irmãos, todos primos de Jesus).



S. SIMÃO:

Simão era filho de Alphaeus - Alfeu (Cleophas) e de Maria Cleophas. Cleophas era irmão de São José e Maria Cleophas irmã da Virgem Maria. Nasceu em Caná, na Galileia, Palestina. Logo, Simão era primo de Jesus. Dos 12 Apóstolos, tirando Judas Iscariotes, é o mais desconhecido...

Alfeu, era também conhecido por Cleophas, ou Alfeu e Cleophas eram 2 homens distintos? É que, a serem 2 pessoas, Simão será só meio irmão de Judas, dado que Simão é filho de Alfeu e Maria, mas Tadeu seria filho de Cleophas e de Maria. (???)


Estudiosos sustentam que José era viúvo quando foi escolhido para se casar com a Virgem Maria e ser o pai de Jesus; e tinha vários filhos sendo um deles de nome Simão.(Judas, Justus, Tiago e Simão e as filhas Assia e Lídia).(???). Nada disto se confirma.

A palavra grega Cananeu e a palavra Zelote, derivada do aramaico, significam a mesma coisa: "zeloso". Supõe-se por esse apelido que Simão pertencia à seita judaica conhecida como zelotes.

O momento no qual se ocorreu o chamamento de Simão para se unir aos apóstolos não é muito claro na Bíblia. Sabe-se apenas que foi convidado ao mesmo tempo que André, Simão Pedro, Tiago-Maior e João (o Evangelista), [filhos de Zebedeu e de Maria Salomé], Judas Iscariotes e Judas Tadeu.

Não se sabe ao certo qual teria sido o ministério de Simão posteriormente. Algumas tradições o colocam como grande auxiliador no estabelecimento do cristianismo no Egipto, juntamente com São Marcos e São Filipe e na Síria. Sua pregação era bem parecida com a dos outros quatro Apóstolos que foram para o Oriente, tida por alguns como ascética e judaica, tal como aquelas preservadas na Epístola canônica de Judas.

Também chamado de Canaanite, ele era um dos apóstolos e foi mencionado varias vezes no Novo Testamento. Conhecido como o Zeloso (Luc 6:15 e Actos1:13) por sua dura obediência à lei dos judeus, Simão foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Foi bispo em Jerusalém, após Tiago.

É dito ainda que foi avisado por um anjo da destruição Jerusalém em 66 d.C. e levou os cristãos para a cidade de Pella e lá ficaram até seu retorno seguro em 70 d.C. . Euzebius e Epiphanius asseguram que a Igreja floresceu em Pella e multidões de judeus foram convertidos pelo grande número de prodígios e milagres de São Simão.

Segundo a tradição durante as perseguições de Atticus sob as ordens do Imperador Trajano, Simão foi preso torturado e crucificado e teria 102 ou 120 anos na época. Atticus e os executores teriam expressado admiração pela força e fé de Simão durante o seu martírio. Teria sido morto na Pérsia(?). Encontrou o martírio na cruz ou, segundo outras tradições menos seguras, pela fogueira, na Armênia(?). Mas a tradição católica diz que Simão foi martirizado sendo cortado ao meio vivo por um serrote.

(Outra versão inclui a assertiva de que ele teria morrido calmamente em Edessa, com 106 anos e governado a igreja durante 43 anos).(???).

Na arte litúrgica da Igreja ele é representado segurando um peixe ou uma serra ou com em um barco segurando um remo.



S. JUDAS TADEU:

São Judas Tadeu, nasceu em Caná de Galiléia, na Palestina, e também era filho de Alfeu (Cleophas) que morreu martirizado, ( Cleophas era irmão de São José) e de Maria Cleophas,( irmã de Nossa Senhora) assim era também primo de Jesus e diziam que se parecia muito com Ele.

Era conhecido também por Judas Thadeus ou Judas Lebeus.

Alguns especialistas acham que São Simão, o apóstolo, era o noivo do casamento no qual Jesus transformou a água em vinho (Bodas de Canã). São Judas assistiu de perto ao milagre e estudiosos dizem que isto foi a causa de Judas Tadeu se tornar um seguidor quase fanático de Jesus. Lucas também chama Judas o "Zelote"(o fanático) (Luc 6:15). Outros escolares acham que o "zelote" seria zeloso e não fanático devido ao fervor com que São Judas Tadeu seguia a lei judaica e mais tarde os ensinamentos de Jesus.

Porém, conforme conta o historiador Eusébio, Judas Tadeu teria sido o esposo nas núpcias de Caná (bodas de Caná), isso explicaria a presença de Maria e de Jesus.(???). Tudo leva a crer que isto não é verdade e que o noivo seria S. Simão (O zelote), seu irmão.

Ele é o autor do menor dos livros do Novo Testamento :
"A carta de Judas"; embora no versículo 17 desta carta, deixa uma dúvida de que talvez os apóstolos de Jesus já haviam morrido.
A carta de Judas foi escrita por um homem apaixonado e preocupado com a pureza da fé cristã e a boa reputação do povo cristão. O escritor diz que ele planeava escrever um carta diferente, mas ouvindo os pontos de vista errados de falsos professores da comunidade cristã ele urgentemente escreveu esta carta para alertar a Igreja para se acautelar contra eles.

Na arte litúrgica da Igreja São Judas Tadeu é mostrado como um homem de meia idade com uma serra ou um livro ou um barco. Algumas vezes ele é mostrado segurando um remo e algumas vezes um peixe.

Ele é venerado como um dos mais populares santos da Igreja e é considerado o patrono das causas perdidas.

O atributo de São Judas é a maçã. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo juntamente com os outros Doze apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente a Epístola de Judas) ou uma régua de carpinteiro.

Um de seus irmãos, Tiago, também foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Era chamado de Tiago Menor para diferenciar do outro apóstolo Tiago que, por ser mais velho que o primeiro, era chamado de Maior.

O relacionamento da família de Judas Tadeu com o próprio Jesus Cristo, pelo que se consegue perceber na Bíblia é o seguinte: Alfeu (Cleofas) era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição. Maria Cleofas, uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima .

Eram 5 irmãos: Tiago Menor foi um dos doze apóstolos, que se tomou o primeiro bispo de Jerusalém. José, apenas conhecido como o Justo. Simão foi o segundo bispo de Jerusalém, após Tiago. E Maria Salomé, a única irmã, foi mãe dos apóstolos Tiago Maior e João evangelista.

É de se supor que houve muita convivência de Judas Tadeu com o primo e os tios. Essa fraterna convivência, além do parentesco, pode ter levado são Marcos a citar Judas e os irmãos como irmãos de Jesus (Mc 6,3).(???) Nada disto se confirma.

São Jerônimo nos assegura que o Apóstolo pregou e evangelizou Edessa, bem como em toda Mesopotâmia (Pérsia).

No ano 70 d.C., foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana.

A tradição ocidental baseada nos contos apócrifos da "Paixão de Simão e Judas" diz que após pregarem no Egipto, Simão juntou-se a Judas e foram em missões para a Pérsia. Lendas do século sexto descrevem o martírio de ambos Simão e Judas na cidade de Sufian(Siani); (...embora a tradição oriental diga que Simão morreu pacificamente em Edessa)(???).

Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio, embora também se encontrem escritos que ele terá sido morto e depois serrado.


Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70 (d.C.).



(Créditos: Wikipédia,blog cademeusanto.com.br, Biodosantos, Google, Joseph1, outros)

Sem comentários: