sábado, 22 de outubro de 2011

Dia de S. JOÃO PAULO II - O "Papa peregrino"...



S. João Paulo II, nascido com o nome de Karol Józef Wojtyła (18 de Maio de 1920 – 2 de Abril de 2005), foi papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história(26 anos); o papa São Pedro reinou trinta e quatro anos, e o Papa Pio IX reinou trinta e um. Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Papa Adriano VI em 1522.

Karol Józef Wojtyła nasceu em Wadowice, uma pequena localidade ao sul da Polónia, a 50 quilómetros de Cracóvia; filho de um tenente do exército dos Habsburgos, de quem herdou o nome, também chamado Karol Wojtyła. O seu irmão José, ao formar-se em engenharia civil, transformou-se na esperança de sustento da família, uma vez que o soldo do tenente Wojtyła era insuficiente para tal. Chegou a trabalhar numa mina como pedreiro! Simultâneamente era um excelente jogador de futebol e amava os desportos radicais.

Aos 9 anos perdeu a mãe, Emília Kaczorowsky e em 1931, morreria o irmão, de escarlatina. Karol perderia o pai poucos dias antes de completar 22 anos. Nesta altura a Polónia enfrentava, juntamente com grande parte da Europa, as consequências das invasões alemã e soviética da Segunda Guerra Mundial. Assistiu, portanto, ao assassinato de vários dos seus amigos e colegas.
Poema que dedicou ao pai em 1941:

"Sei que sou pequeno
mas há outros menores que eu.
Ele escolheu-me, Ele lança-me as cinzas,
Ele pode fazer isso - mas por quê?
Por que faz isso comigo?
Ele é o provedor".

Em 1942 decide aceder ao chamamento que já sentia há uns tempos e ingressou no Seminário. Em 1946 era Sacerdote; Bispo em 1958; Arcebispo em 1964 e Cardeal em 1967, com 47 anos.

Foi sempre o melhor aluno nas escolas e Universidades por onde passou. Sabia falar os seguintes idiomas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, sua língua nativa.

Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1 340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores durante os últimos cinco séculos. Em 2 de abril de 2005, faleceu devido à sua saúde débil e ao agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de Dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI.

João Paulo II visitou Portugal 4 vezes: em 1982, 1991 e 2000 foram visitas apostólicas e em 1983 fez escala em Lisboa onde discursou.
A primeira visita, de 12 a 15 de Maio de 1982, ocorreu um ano após o atentado de que foi vítima em 13 de Maio de 1981. Nessa visita o Papa João Paulo II depositou a bala do atentado sofrido no ano anterior em plena Praça de São Pedro no altar de Nossa Senhora de Fátima. Ainda hoje a mesma bala se encontra na coroa de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Fátima. Em 14 de Maio visitou o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa. Na manhã de 15 de Maio visitou o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, e à tarde viajou de helicóptero até o Porto, onde presidiu a uma missa celebrada junto à câmara municipal, na avenida dos Aliados.
As palavras que o Papa proferiu na Capelinha quando da primeira visita a Fátima, em 1982, estão gravadas na estátua de João Paulo II que se encontra na praça exterior, junto à nova Igreja da Santíssima Trindade.
De 5 a 13 de Maio de 1991 esteve nos Açores, na Madeira, Lisboa, e novamente em Fátima.
A sua última visita, em que beatificou os videntes de Fátima Jacinta e Francisco, teve lugar em 12 e 13 de Maio de 2000, em Fátima, onde esteve presente a Irmã Lúcia de Jesus.

Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Não conseguiu visitar nem a China, nem a Rússia!

Três anos depois de ter sido eleito Papa, é vítima de grave atentado na Praça de São Pedro, no dia 13 de Maio de 1981, por parte do turco Ali Agca; o atentado contra o papa terá sido decidido pelo ditador comunista Leonid Brejnev e organizado pelos serviços militares soviéticos e os serviços búlgaros teriam servido de "cobertura", enquanto que a Stasi, da RDA, teria sido encarregada da "desinformação".
Coincidentemente, os tiros disparados contra o Papa foram feitos no dia 13 de maio. Nesta data, em 1917, deu-se a 1ª. Aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria (Fátima) aos 3 pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta). O Pontífice sempre afirmou que a Virgem Maria teria "desviado as balas" e salvo a sua vida nesse dia.FÁTIMA ficará para sempre ligada a João Paulo II, já que, de acordo com fontes da Igreja, o chamado "terceiro segredo de Fátima" terá sido a revelação aos 3 pastorinhos do atentado de que o Papa foi vítima.

Um ano depois, a 13 de Maio de 1982 e já recuperado, João Paulo II visita pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora de Fátima para agradecer à Virgem o ter salvo, e sofre novo atentado, desta vez feito pelo padre espanhol Juan Fernandez Khron, mas que não conseguiu os seus intentos. O Santo Padre ofereceu uma das balas que o atingiu em Roma, ao Santuário. Essa bala foi posteriormente colocada na coroa da Virgem, onde permanece até hoje.

A saúde de João Paulo II foi motivo de preocupação para os muitos milhões de católicos em todo o Mundo. O histórico clínico daquele que foi apelidado de "Atleta de Deus", devido á sua extraordinária compleição física, tem ínicio nos anos 1940, quando é atropelado em Cracóvia por um caminhão militar alemão, sofrendo um fractura de crânio. A 12 de Julho de 1982, sofre nova intervenção de quatro horas na Policlínica Gemelli, para remoção de um tumor benigno do
cólon (com as dimensões de uma laranja) e da vesícula biliar. A 11 de Novembro de 1993 sofre uma queda durante uma audiência no Vaticano, com fractura de uma omoplata, vindo a ser operado na mesma Policlínica. Em 1994 sofre nova queda, quando saía do banho no seu aposento privado, com fratura no fémur direito. É-lhe implantada uma prótese de titânio em substituição da cabeça do fémur. Ainda nos anos 1990, começa a manifestar sintomas de Parkinson, que se
acentuam cada vez mais: tremor da mão esquerda, coluna curvada, olhar ausente. A 8 de Outubro de 1996 ingressa uma vez mais na Gemelli, para remoção do apêndice. Em Março de 2002 é-lhe diagnosticada uma artrose no joelho direito, o que o obriga a deslocar-se numa cadeira de rodas especial, que utiliza para presidir às celebrações e outros actos. Em Setembro de 2003, durante a visita à Eslováquia, já são visíveis as dificuldades de João Paulo II para respirar e mover-se. Em Setembro do mesmo ano, tem que anular uma audiência geral devido a oclusão intestinal. A 10 de Fevereiro de 2005, na sequência de um processo gripal, padece de laringo-traqueíte aguda, pelo que volta à Gemelli. A 24 de Fevereiro de 2005 é submetido a uma traqueostomia, com o fim de facilitar a respiração.

Seis anos após seu falecimento, sua beatificação foi proclamada pelo Papa Bento XVI, no dia 1º de maio de 2011, em cerimónia realizada no Vaticano.(O milagre que deu origem à beatificação foi a cura milagrosa da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que o Vaticano acredita ter sido curada da doença de Parkinson, a mesma doença que vitimou João Paulo II).

Foi canonizado no dia 27 de Abril de 2014, na Basílica de S. Pedro, em Roma, pelo Papa FRANCISCO, na presença do Papa Emérito BENTO XVI, e em conjunto com a canonização do Papa JOÃO XXIII.


A celebração do seu dia litúrgico é a 22 de outubro (hoje).

(Créditos: Wikipédia/blogues/joseph1)

Sem comentários: