sábado, 28 de janeiro de 2012

S. TOMÁS DE AQUINO - Filósofo Medieval, Presbítero e Doutor da Igreja...



S. TOMÁS DE AQUINO, O.P.


Tomás de Aquino OP (Roccasecca, 1225 — Fossanova, 7 de março 1274) foi um padre dominicano, filósofo, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e cognominado Doctor Communis ou Doctor Angelicus pela Igreja Católica.

Tomás nasceu em Aquino por volta de 1225, de acordo com alguns autores no castelo do pai Conde Landulf de Aquino, localizado em Roccasecca, no mesmo Condado de Aquino (Reino da Sicília, no atual Lácio). Por meio de sua mãe, a condessa Teodora de Theate, Tomás era ligado à dinastia Hohenstaufen do Sacro Império Romano-Germânico. O irmão de Landulf, Sinibald, era abade da original abadia beneditina em Monte Cassino. Enquanto os demais filhos da família seguiram uma carreira militar, a família pretendida que Tomás seguisse seu tio na abadia; isto teria sido um caminho normal para a carreira do filho mais novo de uma família da nobreza sulista italiana.

Aos cinco anos, Tomás começou a sua instrução inicial em Monte Cassino, mas depois do conflito militar que ocorreu entre o imperador Frederico II e o papa Gregório IX na abadia no início de 1239, Landulf e Teodora matricularam Tomás na studium generale (universidade) criada recentemente por Frederico II em Nápoles. Foi lá que Tomás provavelmente foi introduzido nas obras de Aristóteles, Averróis e Maimônides, todos os que influenciariam a sua filosofia teológica. Foi igualmente durante os seus estudos em Nápoles que Tomás sofreu a influência de João de São Juliano, um pregador dominicano em Nápoles que fazia parte do esforço activo intentado pela ordem dominicana para recrutar seguidores devotos. Nesta época o seu professor de aritmética, geometria, astronomia e música era Pedro de Ibérnia. Aos 19 anos, contra a vontade da família, entrou na ordem fundada por Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e em Paris e tornou-se discípulo de Santo Alberto Magno que o "descobriu" e se impressionou com a sua inteligência. Por este tempo foi apelidado de "boi mudo". Dele disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido."

Foi mestre na Universidade de Paris no reinado de Luís IX de França. Morreu com 49 anos, na Abadia de Fossanova, quando se dirigia para Lião a fim de participar do Concílio de Lião, a pedido do Papa.

Ponto chave do seu pensamento genial:

Com o uso da razão é possível demonstrar a existência de Deus, e para isto propõe as 5 vias de demonstração:

Primeira via
Primeiro motor imóvel: tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois de contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido.

Segunda via
Causa primeira: decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita.

Terceira via
Ser necessário: existem seres que podem ser ou não ser (contingentes), mas nem todos os seres podem ser desnecessários se não o mundo não existiria, logo é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser.

Quarta via
Ser perfeito: verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a causa da perfeição dos demais seres.

Quinta via
Inteligência ordenadora: existe uma ordem no universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada.

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A Ordem do Universo(resumo):


“Ora, a origem do universo por criação supõe uma causa e uma ordem, pois do acaso não poderia sair nenhuma causa e do caos nenhuma ordem. Portanto, o universo só pode ter sua origem por causalidade, na medida em que se lhe exige uma causa para o seu ser, enquanto este ser lhe imprime uma ordem e um fim. Conclui-se apontando para a necessidade de pensar um universo que tem por origem alguma causa que obviamente lhe seja anterior e mais perfeita do que ele, a ponto de ser capaz de lhe dar o ser como perfeição e providenciar tudo quanto seja necessário para o seu governo. Desta maneira, a causa que lhe deu o ser não só já existia antes que o universo viesse a ser, senão que também deu o ser segundo uma ordem, que é conveniente a todo ser, como efeito proporcional à causa. Tudo isso leva a concluir que o universo é temporal e teve a sua origem por uma causalidade que aponta para a doutrina da criação. Toda a explícita complexidade do universo segue-se de uma ordem implícita existente na matéria que o compõe. Para Tomás o universo é um todo ordenado que não exclui nada que lhe seja materialmente semelhante’ . Este todo resulta de uma ordem implicada entre as partes. Trata-se de uma totalidade que é uma unidade na diversidade das partes, que revela uma hierarquia e uma harmonia entre as partes, portanto uma beleza. Para além de uma ruptura entre a filosofia e a ciência em nossos dias, a Cosmologia tomista é actual, não por partir dos princípios da ciência do seu tempo, muitos deles revistos hoje, mas porque apresenta um sistema de conceitos metafísicos que são plenamente compatíveis com as teorias científicas contemporâneas. A origem e a natureza do universo, que conciliam a fé e razão”.

Cronologia

1225 - Tomás de Aquino nasce no castelo de Roccasecca.
1226 - Morte de Francisco de Assis.
1230 - Tomás inicia seus estudos na Abadia de Montecassino.
1240 - Alberto magno começa a ensinar em Paris e a comentar Aristóteles.
1241 - Morte do papa Gregório IX
1244 - Fundação da Universidade de Roma. Tomás entra para a Ordem dos Dominicanos.
1245 - Estuda em Paris até 1248, sob a orientação de Alberto Magno.
1248 - Alberto Magno funda, em Colônia, uma faculdade de teologia. Tomás continua seus estudos em Colônia até 1259.
1252 - Leciona em Paris até 1259.
1257 - Robert de Sorbon funda um colégio na Universidade de Paris.
1259 - Escreve o Comentário sobre as sentenças e a Suma contra os gentios. Leciona na Itália, até 1268, em Agnani, Orvieto, Roma e Viterbo.
1261 - Início do pontificado de Urbano IV.
1265 - Clemente IV ascende ao trono papal. Nasce Dante Alighieri. Tomás redige a Suma Teológica, até 1273.
1266 - (?) Nasce Duns Scot.
1268 - Morte de Clemente IV. Interregno pontifical.
1269 - Ensina em Paris até 1272.
1271 - Eleição de Gregório X.
1274 - Tomás falece a 7 de março, em Fossanova.
1323 - É canonizado pelo papa João XXII.

O seu dia litúrgico é celebrado hoje, dia 28 de Janeiro.

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P.S. - Para falar de S. Tomás de Aquino, do seu pensamento e da sua obra, serão precisos muitos POSTs, pelo que, mais tarde, voltarei ao tema.

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(Créditos:www.aquinate.net,Wikipédia, Google)

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