sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hoje é Dia dos REIS MAGOS!...



Festeja-se hoje, 6 de Janeiro, o Dia de REIS (Reis Magos), mais conhecido na liturgia católica como o dia da Epifania. A palavra "Epifania" vem do grego e significa (manifestação), assinalando para os CRENTES o reconhecimento do Jovem JESUS como DEUS-Menino.
O Dia de Reis, chegou mesmo a ser, noutros tempos, um dia mais festejado do que o próprio NATAL, dada a sua ligação a festejos vários, sobretudo nos Países Latinos e está indissoluvelmente ligado ao Bolo-Rei e às tradicionais bagas de romã.
Em Itália e Espanha, por exemplo, os presentes de Natal são dados hoje, visto ser hoje o dia das ofertas que os Reis GASPAR, BALTAZAR e BELCHIOR, vieram trazer ao Menino, ofertas trazidas do Oriente, tendo os Reis chegado a Belém, montados em camelos e guiados por uma Estrela.

Esta veneração aos Reis provém duma tradição surgida no Séc. VIII, quando a Igreja Católica considerou Santos os 3 Reis Magos.

Embora a história diga que os três viajaram juntos, cada um saiu de uma localidade: Baltazar deixou a África levando mirra (arbusto donde se extrai resina para a preparação de medicamentos); Gaspar saiu da Índia levando incenso; e Belchior (ou Melchior) partiu da Europa levando ouro.

Nesse dia, é comum que os católicos relembrem a chegada dos reis com uma rosca ou bolo. A tradição do bolo foi criada pelo rei da França Luis XIV, o Rei Sol, e acabou se difundindo para Portugal, Espanha, Brasil e México. À época, o rei pediu que fosse escondida uma fava dentro da massa; quem a encontrasse deveria servir o mesmo bolo ou rosca no ano seguinte.

Belchior (ou Melchior) seria o representante da raça branca (europeia) e descenderia de Jafé; Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e seria descendente de Sem; por fim, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana) e descenderia de Cam. Estavam assim representadas todas as raças bíblicas (e as únicas conhecidas na altura: os semitas, os jafetitas e camitas. Pode então dizer-se que a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis, mesmo os representantes do tronos, senhores da Terra, curvam-se perante Cristo, reconhecendo assim a sua divina realeza.

Nota: Jafé, Sem e Cam são os 3 filhos de Noé, que segundo o Antigo testamento representavam as 3 partes de mundo e as 3 raças que o povoavam naquele tempo.

Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um Rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos ao dia 6 de janeiro.

"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).

"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12).

Nada mais a Escritura diz sobre essa história cheia de poesia, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles. Certo é que Herodes mandou matar todas as crianças até aos 2 anos de idade, contando assim apanhar o Messias-Menino, o que tem levado a supor que os Reis Magos, que fizeram longas viagens, terão visitado o Menino quando ele já tinha cerca de 2 anos, e não quando o Menino nasceu.

Em Portugal cantam-se as Janeiras!
E acabam os festejos natalícios!

(Créditos: Wikipédia, blogs vários, Bíblia, Google)

1 comentário:

Ricardo Santana disse...

Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa
De Santo Reis...


Parabéns pelo blog, gostei muito desse lugar.

José Ricardo
IFPE- Campus Recife
http://terramundomeu.blogspot.com/