quinta-feira, 26 de junho de 2008

Almirante Pinheiro de Azevedo- 1975 - part I




Em Novembro de 1975, durante uma manifestação de apoio ao Governo, no Terreiro do Paço, em Lisboa, onde estavam Mário Soares, Sá Carneiro, entre outras individualidades, rebentaram granadas de gás lacrimogéneo lançadas pela Polícia Militar e petardos do PRP contra os manifestantes. "É só fumaça!", assegurou imediatamente o primeiro-ministro Pinheiro de Azevedo, acrescentando que "O povo é sereno"!..."Não tem perigo"!....

Lembram-se?.....

Para ouvir o vídeo, desligar primeiro a barra de música, à direita, se estiver a tocar.

5 comentários:

A Flor disse...

Bom dia meu doce Joseph! :)

Começo por Te desejar um BOM Dia, Amigo. :D

Também te agradeço todos os mimos que me mandas por email.... obrigadão...

E que Deus te recompense pelas orações à minha/nossa Amiga Isabel Ruiz... Ainda tem uns tantos tratamentos pela frente, mas Graças a Deus, as coisas até que estão a correr benzinho... ela agradece-Te todo o teu carinho.... Ela em Agosto pensa estar despachada dos tratamentos, depois arranjaremos um final de tarde para nos encontrarmos e bebermos um cafézinho, o que achas? Será que vives por Lisboa ou nos arredores?

Amigo, durante a próxima semana não estarei por cá, vou para a praia do Vau, mesmo ao lado da praia da Rocha, é apenas uma semana, mas estou mesmo mesmo a precisar de descansar, já vai dar para descansar um "cadinho".. :)

Peço a Deus que seja contigo e te proteja de todos os perigos.

Vou de férias, mas levo-Te no meu coração.

Fica com Deus

Com carinho

Flor :-) **

Andreia disse...

Eu ainda não era nascida!

Elvira Carvalho disse...

Tinha acabado de regressar. Meu marido era militar e estivemos em Angola até ao dia da Independência.
Um abraço e bom fim de semana

mariana disse...

Exmo. Srs.

Boa tarde,
O meu nome é Mariana Gasalho, trabalho numa Produtora de TV, a CBV (www.cbv.pt)
Estamos a produzir um programa para a RTP apresentado pela Catarina Furtado, com estreia prevista para finais de Setembro.

O programa vai abordar acontecimentos nacionais e internacionais desde os anos 60 ao século XXI. Os temas serão apresentados década a década e organizados em torno dos temas culturais, políticos, sociais ou científicos mais marcantes de cada uma das décadas.
Temos como objectivo apresentar testemunhos pessoais de quem tenha estado “no sítio e na hora certos” e tenha tido oportunidade de viver “por dentro” alguns dos momentos mais importantes das décadas em causa, de forma a mostrarmos um novo olhar sobre situações do conhecimento geral.

Um dos temas que pretendemos abordar no programa dos anos 70 é sobre o sequestro do Governo no Parlamento em 1975 (durante o VI Governo Provisório de Pinheiro de Azevedo).

Será que me podem ajudar a encontrar/contactar alguém que tenha “vivido” este episódio?
Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Cumprimentos,
Mariana Gasalho

Pesquisa
mariana.gasalho@cbv.pt

Humberto Fernandes disse...

Infelizmente a história estará cheia de factos recriados. Está a dar-se por adquirido que Pinheiro de Azevedo disse "É SÓ fumaça", fazendo coro "com os que dizem que ele disse". Lamento dizer-vos que nesta caso "o pai Natal não existe". Pinheiro de Azevedo, disse por DUAS VEZES (vidé video integral)- "É APENAS fumaça!".
Poderão muitos dizer "que são trocos", mas foi o que se passou e foi dito.
Eu estive lá e sei o que ouvi, mas isso não interessa.