sábado, 23 de maio de 2009

A CRISE MUNDIAL não atingiu PORTUGAL?......



Vítor Constâncio é o terceiro mais bem pago do mundo


Governador admitiu que 250 mil euros anuais constituem valor elevado.


Só os governadores do banco central de Hong Kong e do banco central de Itália são mais bem pagos que Vítor Constâncio. O governador do Banco de Portugal, no cargo desde 2000, recebe cerca de 250 mil euros por ano. Ou seja, quase o dobro dos 140 mil euros que aufere o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Ben Bernanke. As contas foram feitas no final do ano passado pelo "Jornal de Negócios" e indicam que Constâncio ganha 18 vezes o rendimento per capita de Portugal, um dos rácios mais elevados de todos os governadores analisados.



A comparação não é fácil de fazer, uma vez que não se conhece quanto ganham os governadores dos bancos de Espanha, Itália, Malta, Grécia, Áustria, Chipre e Eslovénia. Sabe-se que o governador do banco de Itália recebia 650 mil euros em 2003, mas esta informação deixou de ser pública. Além dos 896 mil euros por ano que o presidente do banco central de Hong Kong ganha, só mesmo o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, rivaliza com Constâncio no salário anual (345 mil euros). Mas este não é um banco nacional. E se o governador do Banco de Portugal admitiu em Dezembro que o seu salário é demasiado elevado, a verdade é que nada mudou desde então. "Já tenho dito que deveria haver uma redução", afirmou então Vítor Constâncio, falando à margem de um almoço da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Espanhola.



O governador lembrou ainda que o nível salarial não depende dele e que é o Ministério das Finanças que deve decidir sobre uma redução.



Jornal I(informação)AnaRitaGuerra-21/5.Net/Joseph

3 comentários:

Mister Wilson disse...

Obrigado pela visita.
Aparece sempre que quiseres ver novas coisas.
Desejo um bom fim de semana.
Mister Wilson

Armanda Barbosa disse...

a quantidade de salarios que dava para pagar com um unico salario dele :O

Elvira Carvalho disse...

A crise atingiu Portugal. O que não atingiu foi todos os Portugueses. Cai sempre sobre os ombros dos mais fracos.
Um abraço