Vítor Constâncio é o terceiro mais bem pago do mundo
Governador admitiu que 250 mil euros anuais constituem valor elevado.
Governador admitiu que 250 mil euros anuais constituem valor elevado.
Só os governadores do banco central de Hong Kong e do banco central de Itália são mais bem pagos que Vítor Constâncio. O governador do Banco de Portugal, no cargo desde 2000, recebe cerca de 250 mil euros por ano. Ou seja, quase o dobro dos 140 mil euros que aufere o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Ben Bernanke. As contas foram feitas no final do ano passado pelo "Jornal de Negócios" e indicam que Constâncio ganha 18 vezes o rendimento per capita de Portugal, um dos rácios mais elevados de todos os governadores analisados.
A comparação não é fácil de fazer, uma vez que não se conhece quanto ganham os governadores dos bancos de Espanha, Itália, Malta, Grécia, Áustria, Chipre e Eslovénia. Sabe-se que o governador do banco de Itália recebia 650 mil euros em 2003, mas esta informação deixou de ser pública. Além dos 896 mil euros por ano que o presidente do banco central de Hong Kong ganha, só mesmo o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, rivaliza com Constâncio no salário anual (345 mil euros). Mas este não é um banco nacional. E se o governador do Banco de Portugal admitiu em Dezembro que o seu salário é demasiado elevado, a verdade é que nada mudou desde então. "Já tenho dito que deveria haver uma redução", afirmou então Vítor Constâncio, falando à margem de um almoço da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Espanhola.
O governador lembrou ainda que o nível salarial não depende dele e que é o Ministério das Finanças que deve decidir sobre uma redução.
Jornal I(informação)AnaRitaGuerra-21/5.Net/Joseph
3 comentários:
Obrigado pela visita.
Aparece sempre que quiseres ver novas coisas.
Desejo um bom fim de semana.
Mister Wilson
a quantidade de salarios que dava para pagar com um unico salario dele :O
A crise atingiu Portugal. O que não atingiu foi todos os Portugueses. Cai sempre sobre os ombros dos mais fracos.
Um abraço
Enviar um comentário