sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Também temos manda-chuvas!...


Os chineses dizem-se prontos para fazer chover em um terço do seu imenso país. Em Portugal já se fazem destas experiências há 40 anos.



A chuva não está apenas nas mãos de S. Pedro...

A notícia saiu no dia 25 nas agências internacionais: a China deu um jeitinho ao tempo, mandando para as nuvens foguetes com produtos químicos para evitar que chovesse durante o encerramento dos Jogos Olímpicos. E Pequim aproveita para se gabar de que já tem capacidade para fazer chover num terço do seu imenso território.
Portugal já faz isso há 40 anos!
A mais recente experiência portuguesa de manipulação meteorológica foi realizada em 2005, ano de grande seca, na zona centro do país (Montijo, Mora, Figueira da Foz, Santarém e Cartaxo), segundo Francisco Ferreira da Quercus.

Os primeiros manda-chuvas foram os americanos, logo seguidos pelos russos, como fez questão de frisar o meteorologista Anthímio de Azevedo. A ideia chegou a Portugal nos finais da década de 60 e foi testada no Alentejo, celeiro da Nação, por uma empresa americana.

Os americanos começaram a fazer chover usando iodeto de prata, um produto muito caro. Os russos, que queriam salvar os trigais da Crimeia, descobriram aquilo a que Anthímio de Azevedo chama de "verdadeiro Ovo-de-Colombo".
"Eles lembraram-se que tinham muitos quartéis. Muitos quartéis, muitos soldados. Muitos soldados, muito xixi. Muito xixi, muita ureia. E, pronto, inseminaram as nuvens com ureia. Mas nem tudo estava previsto e algo correu mal: "O vento arrastou as nuvens e elas foram fazer xixi em casa do vizinho".
As experiências com o tempo são muito curiosas, mas também muito perigosas. E eu temo que estejam a ser feitas sem respeito pela vida humana", alerta Anthímio. É que os sais de prata também acabam por cair na terra, junto com a chuva. Antes a ureia!
Até é capaz de estrumar....


24h/Hern.Doellinger/Net/joseph


3 comentários:

Andreia disse...

POr acaso não estava a par dessas experiências!

Unknown disse...

Bom vamos lá ver se lá para os lados da Luz não chove hoje...eheheh, com tanto benfiquista...até os estou a ouvir daqui de casa.
Sou uma marota.
Bom fim de Semana
Manuela

ruth ministro disse...

Não fazia a mínima ideia disto...

De que é que eles irão lembrar-se a seguir...

Beijinhos