domingo, 2 de setembro de 2007

VANESSA FERNANDES - Campeã Mundial de Triatlo

Vanessa Fernandes sagrou-se ontem campeã do Mundo de triatlo, na categoria de Elites, deixando os mais de 300.000 espectadores da cidade alemã de Hamburgo rendidos ao seu talento. A portuguesa voltou a justificar a razão pela qual é tetracampeã europeia, líder do ranking mundial e uma séria candidata ao título nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 – já está qualificada –, aliás, o único que lhe falta para engordar ainda mais o seu vasto palmarés.

“Queria este título mas não estava obcecada. Estou muito contente, porque trabalhei muito desde o princípio. Sabia que podia ser campeã e foi com essa mentalidade que encarei a prova desde o início”, disse a jovem de 21 anos, traçando uma longa caminhada antes das Olimpíadas: “Sou muito nova e terei outros desafios pela frente. É um sonho vencer o título olímpico, mas até lá trabalharei passo a passo.”

Para cumprir os três sectores da prova (1,5 quilómetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de atletismo), a atleta do Benfica precisou de 1.57,27 horas, cortando a meta confortavelmente, seguida da australiana Emma Snowsill, a 1,04 minutos, anterior detentora do título, e da norte-americana Laura Bennet, terceira classificada, a 1,09 m.

Nem a chuva que se fez sentir nos 1500 metros de natação incomodou a portuguesa, que depois de sair da água na 15.ª posição, apostou “tudo no ciclismo”. “Resguardei-me um pouco na natação para estar bem no ciclismo. Apostei forte nesse sector e acabou por correr bem”, contou. A estratégia surtiu efeito. Nos últimos quilómetros da corrida, a campeã arrancou forte para a consagração.
Anaís Moniz terminou na 44.ª posição, a 6.36 minutos de Vanessa Fernandes, posto pontuável para o apuramento para os Jogos Olímpicos.

MINISTRO FELICITA:

Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, felicitou Vanessa por mais este feito. “Vanessa Fernandes é já uma grande figura do desporto português. Esta vitória premeia uma carreira desportiva de excelência”, afirmou.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENVIA MENSAGEM:

"Estou convicto de que o seu percurso cada vez mais consolidado em sucessivos triunfos desportivos é um motivo de orgulho para todos os portugueses", pode ler-se na mensagem enviada pelo Presidente da República.Cavaco Silva referiu ainda que Vanessa Fernandes "tem sabido gerir de uma forma invulgar as suas capacidades", enviando ainda "votos de muitos sucessos pessoais e desportivos".

"É com muita satisfação que a felicito pela conquista do título de campeã do Mundo de triatlo hoje obtido com a vitória na prova de Hamburgo", lê-se ainda na missiva de Cavaco Silva.(data: 1 de Setembro deste ano).

PERFIL

Natural de Perosinho (Gaia), Vanessa Fernandes é, aos 21 anos, um fenómeno do triatlo mundial. Por incentivo do pai ingressou na modalidade e como júnior começou a ganhar os primeiros títulos em 2002. É campeã do Mundo e tetracampeã europeia.

PALMARÉS:

2007

- Campeã do Mundo de Triatlo Elite em Hamburgo, no dia 1 de Setembro.
- Campeã da Europa de Triatlo Elite em Copenhaga
- Campeã do Mundo de Duatlo Elite em Gyor
- Vencedora das etapas da Taça do Mundo de Triatlo de Salford, Madrid, Lisboa e Ishigaki

2006

- Campeã da Europa de Triatlo Elite de Autun
- Vice-Campeã nos Campeonatos do Mundo de Triatlo de Elite de Lausanne
- Campeã da Europa de Triatlo Sub-23 de Rijeka
- Vencedora das etapas da Taça do Mundo de Triatlo de Pequim, Hamburgo, Corner Brook, Madrid, Mazatlán e Aqaba
- Vencedora da Taça da Europa de Triatlo do Estoril
- Campeã da Europa de Duatlo em Rimini

2005

- Campeã da Europa de Triatlo Elite em Lausanne
- Vencedora das etapas da Taça do Mundo de Triatlo de Pequim, Madrid, Mazatlán e New Plymouth
- Campeã da Europa de Triatlo Sub-23 em Sófia

2004

- Campeã da Europa de Triatlo Elite em Valência
- Campeã da Europa de Triatlo Sub-23 em Tiszaujvaros
- Campeã Nacional de Triatlo
- Vencedora das etapas da Taça do Mundo do Rio de Janeiro e Madrid

2003

- Campeã do Mundo de Duatlo Juniores em Affoltern
- Campeã da Europa de Triatlo Juniores em Carlsbad
- Vencedora da Taça do Mundo de Madrid

Joissayed Ramos

Sem comentários: