sábado, 22 de setembro de 2007

CATALINA NA BERLINDA: Depoimento compromete ex-Provedora



A primeira sessão do julgamento do megaprocesso de pedofilia, depois das férias judiciais, realizada no dia 10, parecia cair na monotonia quando, à tarde, prestou depoimento o Director do Arquivo Fotográfico da CASA PIA de Lisboa (CPL), MANUEL MARCELINO MARQUES, testemunha arrolada por CARLOS CRUZ e CARLOS SILVINO (Bibi). Na berlinda esteve a ex-Provedora da instituição, MARIA CATALINA BATALHA PESTANA, de 59 anos de idade. Segundo a testemunha, dias depois da detenção de Bibi e da tomada de posse de Catalina Pestana, entre Novembro e Dezembro de 2002, a provedora encarregou-o "insistentemente" de encontrar no arquivo fotografias onde estivesse Carlos Cruz.
O director do arquivo, numa primeira fase, encontrou, sim, uma fotografia de uma pessoa que lhe parecia Jorge Ritto, disse.
"Levei-a à doutora Catalina Pestana e disse-lhe: "Não encontrei nenhuma do Carlos Cruz, mas encontrei uma de uma pessoa que se parece com o doutor Jorge Ritto num jantar medieval".
"Deu-me um grande abraço de contentamento e disse-me:´Isto é uma coisa muito boa. Você acaba de prestar um grande serviço à causa ´", recordou.
Segundo Marcelino Marques, Catalina Pestana telefonou logo ali para a PJ que, na manhã do dia seguinte, compareceu na provedoria para recolher a fotografia.
JORGE RITTO FOI DETIDO NESSE MESMO DIA.
O certo é que Marcelino Marques viria a encontrar, nesse dia, filmes e fotografias que provavam que o homem retratado, afinal, era o prior da Igreja de Santo António, na Freguesia da Sé. E, "para evitar confusões", disse-o a Catalina. A provedora respondeu: "Não não, este é na mesma o Ritto, só que está disfarçado de padre". Depois pediu que Marcelino deixasse as novas imagens no gabinete e que as encaminharia para a Polícia, acrescentou. Estas últimas imagens não estão no processo. De acordo com a testemunha, a então provedora continuou a insistir para que encontrasse fotografias de Carlos Cruz.
Marcelino encontrou uma imagem de um jantar a que Catalina chamaria a "fotografia de 24 magníficos", com figuras mediáticas como - Fialho Gouveia, Raul Solnado, João David Nunes, Soares Louro, Pedro Van Der Freire ou Pedro Homem Cardoso. CARLOS CRUZ NÃO ESTAVA.
Perante esta evidência, Catalina respondeu-lhe: "É porque no momento da fotografia devia estar atrás de um arbusto com algum miúdo".
Ao longo de todo o dia 11 do corrente mês, o 24 horas tentou, sem qualquer sucesso, recolher declarações junto de Catalina Pestana.

P.S.- DEZENAS DE REUNIÕES COM MIÚDOS: Marcelino Marques disse ainda que as supostas vítimas eram "presença permanente" na Provedoria, no gabinete da provedora ou no corredor, logo no arranque do processo, ainda em 2002. "Foram dezenas, muitas dezenas de vezes" que aqueles se reuniram com Catalina Pestana e até com os elementos da PJ Dias André e Rosa Mota. A testemunha disse mesmo que teve de dar dinheiro para comprar "dezenas de pastéis de nata", porque aquelas reuniões se prolongavam até muito tarde.
Entretanto, e para que se saiba, 32 dos 44 "filhos" de Catalina Pestana, como ela lhes chama, já receberam 50.000 Euros cada, sem se saber se os arguidos vão ser culpados ou não; de notar que os "filhos", são meninos grandes, alguns com mais de 20 anos!!!!!!! E quem paga tudo isto???!!!.....(info da net em 2006, jornal SOL).

Joaquim Oliveira - 24 horas

Sem comentários: