segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Beatos JACINTA e FRANCISCO MARTO - Videntes e Pastorinhos de Fátima...


BEATOS JACINTA e FRANCISCO MARTO


 
                                            
O dia litúrgico dos Beatos Jacinta e Francisco Marto é hoje, embora nesta data, só tenha falecido a mais nova dos 3 Pastorinhos, a Jacinta.

Para conhecer melhor a vida da Jacinta vá aqui... 

No ano de 1908, nasceu Francisco Marto. Em 1910, Jacinta Marto. Filhos de Olímpia de Jesus e Manuel Marto. Eles pertenciam a uma grande família; e eram os mais novos de nove irmãos. Costumavam pastorear os seus rebanhos pelas terras dos pais da prima Lúcia, na Cova da Iria.


A partir da primavera de 1916, a vida dos jovens santos portugueses sofreria uma grande transformação: as diversas aparições do Anjo de Portugal (o Anjo da Paz) na "Loca do Cabeço" e, depois, na "Cova da Iria". A partir de 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceria por 6 vezes a eles e à sua prima Lúcia.
O mistério da Santíssima Trindade, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a intercessão, o coração de Jesus e de Maria, a conversão, a penitência... Tudo isso e muito mais foi revelado a eles pelo Anjo e também por Nossa Senhora, a Virgem do Rosário.

Na segunda aparição, no mês de junho, Lúcia fez um pedido a Virgem do Rosário: que ela levasse os três para o Céu. Nossa Senhora respondeu-lhe: "Sim, a Jacinta e o Francisco irão em breve, mas tu só irás depois". Os bem-aventurados vivenciaram e comunicaram a mensagem de Fátima. 

Esse facto não demorou muito. Em 4 de abril de 1919, Francisco, atingido pela grave gripe espanhola, foi uma das primeiras vítimas em Aljustrel. Suas últimas palavras foram: "Sofro para consolar Nosso Senhor. Daqui, vou para o Céu".
Jacinta Marto, modelo de amor que acolhe, acolheu a dor na grave enfermidade, tendo até mesmo que fazer uma cirurgia sem anestesia. Tudo aceitou e ofereceu, como Nossa Senhora lhe havia ensinado, por amor a Jesus, pela conversão dos pecadores e em reparação aos ultrajes cometidos contra o Coração Imaculado da Virgem Maria. Por conta da mesma enfermidade que atingira Francisco, em 20 de fevereiro de 1920, ela partiu para a Glória Celestial.

No dia 13 de maio do ano 2000, o Papa João Paulo II esteve em Fátima, e do "Altar do Mundo" beatificou Francisco e Jacinta, os mais jovens beatos cristãos não-mártires.

Beatos JACINTA e FRANCISCO, rogai por nós!

***
 São os meus Santos preferidos, porque são Santos da minha terra, do meu Concelho, de Fátima-OURÉM.
***

 Há quem não queira que eles sejam Santos (Beatos, por ora)...mas são! Não há nestas Aparições nem em tudo o que se sabe sobre estes 3 Pastorinhos aldrabice alguma, como dão a entender alguns "escritores ATEUS", tais como João Ilharco ou os extraterrestres Joaquim Fernandes e Fina D´Armada; os seus escritos não têm ponta por onde se lhes pegue!...


(Créditos: Canção Nova, Joseph, Google, Livros vários)

1 comentário:

carla disse...

Olá amigo José! Faz tempo que não andava pelos blog/s de ninguém,agora remodelei o meu e ando a visitar os amigos. A história de Jacinta e Francisco é muito triste,morreram tão novinhos,eu vi o filme e claro,chorei pela dor daquelas crianças que tão pequeninas já tinham o peso grande em cima deles . Amigo Jose,se assim o desejares volta ao meu blog
bjo,carla granja