domingo, 12 de fevereiro de 2012

Morreu WHITNEY HOUSTON - Diva da POP, Rainha do GOSPEL e do SOUL...



Whitney Elizabeth Houston - (Newark, 9 de agosto de 1963 — Beverly Hills, Los Angeles, 11 de fevereiro de 2012), filha de John Houston e Cissy Houston, foi uma cantora norte-americana de rhythm and blues (R&B), pop, gospel, além de actriz e modelo. 

Houston foi a artista mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, e sua lista de prêmios incluem 1 Óscar, 2 Emmy Awards, 6 Grammy Awards, 30 Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num um total de 415 prêmios conquistados na sua carreira até 2010. Houston também foi uma dos artistas mais bem sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 170 milhões de gravações em todo o mundo. Esteve em actividade de 1985 até 2012. 

Inspirada por vários cantores de soul de destaque na sua família, profundamente religiosa,  incluindo a mãe Cissy Houston, os primos Dionne Warwick e Dee Dee Warwick, bem como a sua madrinha, Aretha Franklin, começou a cantar com o coral gospel júnior da Nova igreja de Jersey aos 11 anos de idade. Depois de começar a actuar ao lado de sua mãe em casas nocturnas na cidade de Nova York, ela foi descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records. Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de trilha sonora, todos eles certificados com diamante, multi-platina, platina e ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA). O seu álbum de estreia, "Whitney Houston" lançado em 1985, tornou-se o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias comercializadas. O segundo álbum, Whitney (1987), tornou-se o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na Billboard 200. Em 1988 cantou nos Jogos Olímpicos de Seul a canção "One Moment In Time" onde aparece fugazmente a nossa campeoníssima Rosa Mota no Pódium da Maratona. 


 

Whitney alcançou grandes sucessos nas paradas de música popular, assim como na MTV, onde começou com o seu vídeo "How Will I Know", o que permitiu a várias artistas femininas afro-americanas seguirem o seu sucesso. O primeiro papel de Houston no cinema foi no filme O Guarda-Costas (1992), no qual fez um enorme sucesso como protagonista, contracenando com Kevin Coster. A trilha sonora original do filme ganhou o Grammy 1994 de "Álbum do Ano". Seu primeiro single, "I Will Always Love You" (versão de um original de Dolly Parton), tornou-se o mais vendido por uma artista feminina na história da música. O álbum é o único de uma artista feminina entre os cinco mais vendidos de todos os tempos, ocupando o quarto lugar; consta dele a canção "I Have Nothing" (para mim uma das suas melhores interpretações). 




 

Houston continuou como estrela de filmes e contribuiu com a trilha sonora dos mesmos, inclusive com os filmes Waiting to Exhale (1995) e The Preacher's Wife (1996). Três anos após o lançamento de seu quarto álbum, My Love Is Your Love (1998), Whitney renovou seu contrato com a gravadora Arista Records. 

Em julho de 1998, Whitney Houston actuou em Portugal, mais precisamente no Estádio de Alvalade, em Lisboa. 

Em 1999, o seu dueto com Mariah Carey, interpretando "When You Believe" canção do filme O Príncipe do Egipto, valeu-lhe um ÓSCAR. 





Para além do excessivo consumo de álcool, eram conhecidos os problemas de Whitney Houston com as drogas duras (Cocaína e Marijuana), das quais tentara libertar-se nos últimos anos (conforme revelou a sua psicóloga). Whitney Houston deixa uma herdeira, Bobbi Kristina Brown , fruto do seu casamento tumultuoso com o também cantor Bobby Brown! (Um casamento de violência doméstica e consumo de drogas e álcool). Um casamento de 14 anos iniciado em 1992 e terminado com divórcio em 2006. A filha Bobbi Kristina Brown completa este ano 19 anos e teve de ser levada de urgência para um hospital, devido à morte da mãe. O casal surge envolvido no uso de drogas no final dos anos 90, um problema com que Whitney Houston irá lutar até ao fim dos seus dias. 



Em entrevista à televisão norte-americana, dada em 2002, Whitney Houston aborda o consumo de drogas e o seu estado físico. Reconheceu ser "a sua maior inimiga!".  Questionada sobre o que gostaria de estar a fazer dali a 10 anos, Whitney responde: "Reformada, a ver a minha filha crescer e tornar-se numa grande mulher". 


Ainda em 2002, ela lançou o seu quinto álbum de estúdio, Just Whitney e o álbum de Natal com o título One Wish: The Holiday Album em 2003. Em 2009, a norte-americana lançou aquele que viria a ser o seu último disco, I Look To You . 





Whitney foi reconhecida internacionalmente como uma das maiores artistas de todos os tempos, devido ao seu talento, legado e, principalmente, à sua voz marcante e lendária. Graças a esse talento vocal marcante, Whitney foi frequentemente chamada de The Voice (A Voz). Whitney é frequentemente comparada a grandes artistas do passado, como Frank Sinatra, Aretha Franklin e Elvis Presley. O seu maior êxito musical é "I Want To Dance With Somebody (Who Loves Me) - um dos sete primeiros lugares consecutivos na tabela Billboard 100 hits (Record). Outros desses sucessos foram "Where Do Broken Hearts Go" e "Didn't We Almost Have it All". 
 
A causa da morte de Whitney, não é, por enquanto, conhecida. De acordo com o site TMZ.com, a cantora foi encontrada inanimada na banheira, num quarto do Hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills por um elemento da sua entourage . Segundo o mesmo site, os paramédicos terão tentado reanimá-la sem sucesso. Não há, segundo o TMZ, sinais de que a morte de Houston possa ter sido causada por outra pessoa. A mesma fonte refere que Houston terá sido vista em Hollywood, na passada quinta-feira, numa festa associada aos prémios Grammy, que se realizam hoje, dia 12, no Staples Center, em Los Angeles. Terá aí, informalmente, subido a um palco pela última vez. De acordo com o site TMZ - que cita familiares da cantora - a diva da soul tomava anti-depressivos e quando foi encontrada morta na banheira estava rodeada de cápsulas o que sugere que Whitney poderá ter morrido afogada por ter adormecido durante o banho (foi encontrada água nos pulmões). A polícia encontrou meia dúzia de frascos de medicamentos no quarto do hotel onde Whitney estava hospedada para assistir à cerimónia de entrega dos Grammy, esta noite, mas não encontrou nenhuma droga ilícita. "Encontramos uma quantidade excessiva de sedativos como Valium, Lorazepam, Xanax e um remédio para dormir no quarto de hotel", afirmou um elemento da polícia ao site Radar Online. A policia acrescentou que também não existiam evidências de que a cantora tivesse consumido álcool. Fontes do site TMZ, contam que a cantora foi encontrada com a cabeça debaixo de água. 

A cabeleireira, o estilista e dois guarda-costas estavam no quarto no momento do acontecido e ficaram preocupados porque a cantora estava há mais de uma hora no banho e já estava na hora de se vestir para a festa de Clive Davis. A mãe de Whitney Houston, Cissy Houston, disse que tinha falado com a filha minutos antes de ela ser encontrada morta e disse que não percebeu nada fora do normal, segundo o site "TMZ". 

Foi cantora, actriz, produtora cinematográfica, empresária e modelo. A sua influência foi reconhecida por figuras como Rhianna, Alicia Keys, Britney Spears, Lady Gaga, Nelly Furtado, Toni Braxton, Mariah Carey e Christina Aguilera. 

Numa das suas últimas fotos! No dia 9...(Dá para ver o seu ar sofrido!...). 

Whitney Houston, uma cantora duma beleza ímpar, MORREU ontem, dia 11, aos 48 anos de idade!... 

CALOU-SE assim, uma das maiores vozes negras de TODOS OS TEMPOS!...
R.I.P. WHITNEY HOUSTON. 

(Créditos: Wikipédia, vários sites da Net, Google)

1 comentário:

Unknown disse...

Uau gostei de ler um pouco + da cantora Whitney, sou fã dela des do meu 7 aninhos de idade e agora com 14 anos, queria muito ter conhecido ela antes dela morrer! + como já tenho dito Whitney Houston e eterna!!! Sempre soube q ela n tinha morrido por drogas,Amo vc Whitney!