sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho (de Tours) - Santo e Bispo



S. MARTINHO

São Martinho de Tours, era filho de um Tribuno e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, Panónia (actual Hungria), em 316, sob uma educação da religião dos seus antepassados, deuses mitológicos venerados no Império Romano. Aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que se estão preparando para receber o baptismo). Aos 15 anos, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália (região na actual França).


Foi nessa época que ocorreu o famoso episódio do manto. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, o cavalariano cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Durante a noite o próprio Jesus lhe apareceu em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião.


Assim, aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares. Foi baptizado por Santo Hilário, bispo da cidade de Poitiers.


Aos 22 anos foi Monge, mais tarde Diácono e tornou-se Bispo da cidade francesa de Tours em 371 (com 55 anos de idade) "por aclamação popular", pois pessoalmente preferira recusar o cargo.

Dizem os escritos que, nesta época, havia recebido dons místicos, operando muitos prodígios em beneficio dos pobres e doentes que tanto amparava.

Exerceu o bispado durante vinte e cinco anos e, aos oitenta e um, estava na cidade de Candes, quando morreu no dia 8 de novembro de 397. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 11 de Novembro, data em que foi sepultado na cidade de Tours.

"... No dizer de Durando de Mende, a liturgia consagra-lhe um lugar semelhante aos dos Apóstolos, por ter sido ele quem concluiu a evangelização das Gálias. A sua festa era de guarda e favorecida frequentemente pelos dias de "verão de São Martinho", rivalizando, na exuberância da alegria popular, com a festa de S. João. Tinha Oitava como S. Lourenço, porque S. Martinho, "pérola dos sacerdotes", era entre os Confessores o que S. Lourenço era entre os Mártires, o maior dos Confessores.

Mas em França, a expressão "Verão de S. Martinho" é associada ao facto milagroso de terem florido as plantas, reverdecido as árvores e os pássaros terem começado a cantar, à passagem do corpo do Santo, levado de barco de Candes, para Tours.

Venerado como São Martinho de Tours, tornou-se o primeiro Santo "não mártir" a receber culto oficial da Igreja e tornou-se um dos Santos mais populares da Europa medieval.

(Hoje também é dia de se fazer o MAGUSTO, se beber vinho, jeropiga e comer castanhas, tudo relacionado com a festa popular que se fazia em seu louvor)

(Créditos: Wikipédia, blogues, Google, Joseph 1)


Sem comentários: