sábado, 5 de novembro de 2011

Dia dos Santos S. ZACARIAS e Santa ISABEL....




Santa Isabel (à dtª na pintura) e S. Zacarias (em baixo)

Viveram no primeiro século e foram os pais de João Baptista (o Baptizador), santo que antecedeu Jesus e O baptizou. Eram primos. Tudo o que sabemos deles é encontrado no primeiro capitulo do Evangelho de São Lucas.

Eram ambos muito honestos e íntegros aos olhos do Senhor observando todos os mandamentos e os ensinamentos de Deus com alegria. Zacarias era um sacerdote (profeta) no Velho convento e Isabel era da família de Araon.

Quando o casal já se encontrava em idade avançada, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias quando este se encontrava no templo oferecendo incenso, tendo anunciado que Isabel iria ter um filho que se chamaria João, atendendo assim às suas preces.
Talvez para prevenir que Zacarias pecasse contra a fé e a esperança, dado ter ficado só meio confiante sobre o que o anjo disse, ele ficou (mudo) sem conseguir falar, até ao nascimento do seu filho que era para ser chamado João, " aquele que receberia o Espirito Santo ainda no útero de sua mãe, e que traria muitos filhos de Israel de volta para o Senhor seu Deus".

Isabel então concebeu, tendo então se ocultado das vistas das pessoas pelo tempo de cinco meses.

No sexto mês de gestação de Isabel, sua prima Maria também recebeu uma "promessa" através do anjo Gabriel e concebeu do Espírito Santo e, quando esperava Jesus em seu ventre, foi visitá-la nas montanhas de Judá. Isabel, recebeu a visita de Maria e esta cantou um hino de homenagem a Isabel, hoje conhecido como o "Magnificat" embora alguns manuscritos indiquem que foi Isabel quem teria cantado o hino.

Na época, em geral, uma criança receberia o nome de um parente já falecido. Isto era o que os amigos e vizinhos de Isabel e Zacarias esperavam, mas Isabel insistiu que ele deveria se chamar João.

Segundo Lucas, no momento em que Maria entrou na casa de Zacarias, ao saudar sua prima, João Baptista teria pulado em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo.

Quando a criança nasceu e foi circuncidada ao oitavo dia, segundo a tradição judaica, as pessoas desejavam que o menino recebesse o nome do pai. Isabel respondeu que o nome do filho seria João. Zacarias então "voltou a falar" e confirmou as palavras de Isabel escrevendo o seu nome em uma tábua, conforme o anjo havía lhe havia determinado.

A partir de então, a Bíblia nada mais fala a respeito da vida de Zacarias e de Isabel, tendo Lucas limitado a dizer que o João Baptista "crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel" (Lc 1:80).

Na arte litúrgica da Igreja Isabel é mostrada como uma senhora já idosa, segurando o filho João, o Baptista ; ou grávida saudando a Virgem.

Zacarias geralmente mostrado como um velho padre com uma vela e as vezes no nascimento de João ou ainda segurando uma vela iluminada.

No evangelho de São Lucas ela é mostrada com a Virgem Maria na "Visitação" onde a Santa recita o : " Salve Maria, Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus".

A tradição do catolicismo diz que Zacarias e Isabel teriam acompanhado a educação do filho, mudando-se para o deserto e fazendo da criança um nazireu, vindo Isabel a falecer em 22 d.C. e teria sido sepultada em Hebrom, quando João teria entre 28 a 29 anos de idade. (João nasceu no ano 2 a.C. e morreu, degolado a mando do Rei Herodes, no ano 30 d.C.).
A tradição ainda, apoiada por São Basílio e São Cyrilo da Alexandria, assegura que Zacarias morreu como um mártir, morto pelos romanos no templo "entre o pórtico e o altar" a mando de Herodes, porque ele recusou a revelar onde se encontrava seu filho João, cerca do ano 12 d.C..

[Entretanto, cumpre observar que os arquivos da Martirologia Romana não noticiam este incidente.].

O conhecido Cântico de Zacarias chamado hoje de "Benedictus" é diariamente rezado pelos cristãos na oração da manhã e faz parte do breviário.

"Bendito o Senhor Deus de Israel
Ele veio para salvar o seu povo
Ele nos elevará ao poderoso Senhor
Nascido da casa de seu servo David
Através de Seus poderosos profetas Ele prometeu
Que nos salvará de nossos inimigos
Das mãos daqueles que nos odeiam
Ele prometeu misericórdia ao nosso pais e
Lembrar do Sua sagrado convenção
Este foi o juramento que Ele jurou ao nosso pai Abraão
Nos livrar das mãos dos nossos inimigos
Nos livrar para adora-Lo sem medo
Integro e santamente a sua vista
Todos os dias de nossa vida
Você meu filho será chamado o profeta do Mais Elevado
Porque você irá preparar a chegado do Senhor
E preparar seu caminho
Para dar ao Seu povo o conhecimento da salvação e
O perdão de seus pecados
Na terna compaixão de nosso Deus
A alvorada das alturas cairá sobre nós
Para iluminar aqueles que estão nas trevas e nas
Sombras da morte, e guiar nossos passos
Para o caminho da paz ".

A festa de Zacarias e de Isabel é celebrada em conjunto no dia 5 de novembro, pela Igreja Católica.

(Créditos:Blog Cademeusanto/Wikipédia/Bíblia/Google/Joseph 1)


Sem comentários: