quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia de S. MATEUS - Apóstolo, Evangelista e Mártir.




...S.Mateus Evangelista é, pelo relato dos Padres da Igreja, o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos presentes na ÚLTIMA CEIA. Filho de Alfeu, nasceu em (?), em Cafarnaum (?) e veio a morrer no ano 72 d.C.(?) em Hierápolis ou Etiópia.(Há dúvidas quanto à natureza da morte: se natural ou martirizado. As Igrejas Católica e Ortodoxa dizem que ele foi mártir!)*. Era o mais instruído dos "12"Apóstolos escolhidos por JESUS.

*Do ponto de vista cristão e dentro do contexto do Novo Testamento pode-se dizer que mártir é aquele que preferiu morrer a renunciar à sua fé, por defender a veracidade do que consiste "a Palavra de Deus" entregando a própria vida para este fim, para que a essência desta verdade fosse preservada.

Durante a ocupação romana, que se iniciou em 63 a.C. com a conquista de Pompeu, Mateus colectava impostos do povo hebreu para Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia. Sua colectoria estava localizada em Cafarnaum. Judeus que enriqueciam desta maneira eram desprezados e considerados párias. Porém, como um colector de impostos, ele deve ter alfabetizado em aramaico (ainda que provavelmente não em grego e nem em latim).

Foi neste cenário, perto de onde hoje está Almagor, que Jesus convidou Mateus para ser um dos Doze Apóstolos. Após o chamado, Mateus convidou Jesus para um banquete em sua casa. Ao ver isto, os escribas e os fariseus criticaram Jesus por cear com colectores de impostos e pecadores. A provocação fez Jesus responder, «Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.» (Lucas 5:29).

O ministério de Mateus no Novo Testamento é bastante complexo de atestar. Quando ele é mencionado, é geralmente junto com Tomé. Como discípulo, ele seguiu Cristo e foi uma das testemunhas da Ressurreição e da Ascensão. Depois, Mateus, Maria, Tiago e outros seguidores próximos a Jesus recolheram-se ao cenáculo em Jerusalém. Na mesma época, Tiago sucedeu a Jesus como líder da igreja de Jerusalém.

Eles permaneceram nas redondezas de Jerusalém e proclamaram que Jesus, filho de José, era o Messias prometido nas profecias. Acredita-se que estes primeiros cristãos judeus eram chamados de nazarenos. É quase certo que Mateus era um deles, uma vez que tanto o Novo Testamento quanto o "Talmud"(Registo das Discussões Rabínicas) assim atestam.

Orígenes afirma que o primeiro evangelho foi escrito por Mateus. Este evangelho foi escrito em hebraico em Jerusalém para ser utilizado por cristãos-judeus e traduzido para o grego, embora esta tradução não tenha sobrevivido. Uma cópia do original hebraico era mantido na Biblioteca Teológica de Cesareia Marítima. A comunidade nazarena transcreveu uma cópia para Jerónimo, que a utilizou em sua obra De Viris Illustribus. O Evangelho de Mateus era então chamado de "Evangelho dos Hebreus" ou, às vezes, "Evangelho dos Apóstolos" e acredita-se que ele foi o original "Mateus grego" encontrado na Bíblia.

Há teorias várias, entre elas..."o evangelho canônico de Mateus foi escrito em grego por alguém que não foi testemunha ocular e cujo nome é desconhecido para nós e que dependia de fontes como o Evangelho de Marcos"...(Raymond E. Brown)

O seu principal Templo é a Catedral de Salerno, em Itália. É venerado pelos Católicos, Ortodoxos, Anglicanos e Luteranos, no dia de HOJE.

(Net/Bíblia/Ev.S.Mateus)

Sem comentários: