terça-feira, 14 de outubro de 2008

ANA RIBEIRO, a jovem de 14 anos, foi encontrada morta nas águas do Rio Douro.



Morte no Douro: Adolescente deixou mensagens de despedida aos amigos

Corpo de Ana preso nas rochas

“Confirmou-se o pior dos cenários. Ana Ribeiro, a jovem de 14 anos de Vila Nova de Gaia que se encontrava desaparecida há 15 dias, suicidou-se. O corpo foi ontem à tarde encontrado por pescadores no rio Douro, preso nas rochas, numa zona de maré baixa, a cerca de 300 metros do Bico do Cabedelo". “Imaginei logo que era a Ana. A cara estava muito desfigurada, mas pelo cabelo percebia-se que era a menina. Foi um choque muito grande”, disse ao CM uma peixeira, visivelmente emocionada.

O alerta foi dado pelas 12h00. Os agentes da Polícia Marítima foram os primeiros a chegar ao local, confirmando as suspeitas que a Polícia Judiciária do Porto recolhera no decurso da investigação ao desaparecimento. Ana ter-se-á atirado da ponte do Infante, num acto de desespero. Foi a meio da tarde do passado dia 28.

Inquirições a amigos e a análise dos seus bens pessoais levaram as autoridades a seguir a pista. A menina não deixou carta de despedida, mas vários registos no computador pessoal apontavam para essa hipótese. Mandou mensagens a despedir-se dos mais próximos. “Levarei a vossa amizade comigo”, escreveu numa delas.

À amiga Letícia e a Pedro, ex-namorado, chegou mesmo a afirmar que se ia atirar da ponte do Infante.

Durante estes 15 dias na água, apenas resistiram as calças de ganga que a jovem trazia vestidas, as sapatilhas e a roupa interior. A descoberta provocou a curiosidade de dezenas de populares, que se foram juntando no cais.
Uma hora depois, fez-se o transporte do corpo para o Instituto de Medicina Legal, com a ambulância dos bombeiros a ser escoltada pela Polícia Marítima. A mãe de Ana chegou pouco depois, visivelmente consternada, e identificando o cadáver, disse apenas:"O corpo já apareceu, não há nada a fazer".

“Estava no Bico do Cabedelo quando um colega, que se encontrava em terra, me disse que tinham avistado um cadáver”, contou ao CM Jaime Magalhães, reformado por invalidez, de 55 anos e pescador há 11. Sem medo, seguiu junto com outro colega na lancha desportiva para a zona indicada, a cerca de 300 metros do local onde estava.
Quando finalmente pararam o barco, os vários pescadores perceberam de imediato que era o corpo de uma rapariga. “Percebemos logo pelo cabelo, mas o corpo, boiando, via-se que já estava em decomposição há muitos dias no mar”, continuou, salientando que quando encontrou o cadáver de Ana ligou logo para 112, dando o primeiro alerta às autoridades.

“LEVAREI A VOSSA AMIZADE COMIGO”

Os sinais deixados por Ana aos familiares e amigos levaram a Judiciária à hipótese, que parecia ser cada vez mais provável, de que a jovem se teria atirado de uma das pontes que atravessam o rio Douro, no Porto.
No último dia em que esteve com os colegas, a 28 de Setembro, Ana enviou mensagens a alguns amigos mais próximos. “Momentos muito bons. Por tudo um grande obrigado. Zé nunca me esqueças, porque jamais me esquecerei de ti…. Gosto muito de ti”, diz Ana na SMS.
Numa outra mensagem, enviada a Letícia e ao ex-namorado, Pedro, Ana sublinha de forma derradeira os laços de amizade: “Levarei para sempre a vossa amizade comigo”, escreveu. No mesmo texto a jovem avisou que se ia atirar de uma das pontes. “

(Pedro Sales Dias
in: Correio da Manhã)

[Ser Adolescente é dificil, tudo parece sempre pior do k realmente é, pena ela não ter tido a força e a coragem para ultrapassar os problemas e ver que tudo na vida passa e se resolve! Os meus sinceros sentimentos à familia e amigos.
Descansa em paz ANA…] :’(


P.S. - Não era este o final que esperava para esta jovem, quando no dia 4 escrevi um post sobre o seu desaparecimento. (Joseph):´(

CM/Net/joseph

7 comentários:

Andreia disse...

É muito triste, uma menina tão nova com uma vida inteira pela frente!

Unknown disse...

(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)
« Beijinhos!!! »
(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸)
¸.•´ e boa semana
( `•.¸
`•.¸ )
¸.•)´
(.•´
`*. Manuela
Tenho medo destas coisas.
Tenho 2 filhos.
Estou sempre atenta mas ás vezes pode escapar qualquer coisa.
Triste mesmo

João Moreira disse...

Com noticias vemos o quanto o mundo é injusto, que acontecerá no subconsciente de uma jovem para perder a vontade de continuar? Acho que ninguém pode dizer que esta livre de uma decisão tão radical.

Sinto-me um novato ao ver o seu blog.
Parabens

Serenidade disse...

Tudo isto me deixa em lágrimas... o que levará uma jovem tão bonita a um acto de desespero tão grande???

Serenas lágrimas a rolar...

Letras e Sentimentos- Amor no papel disse...

A Ana era amiga de uma grande Amiga minha . e mesmo sem a ter conheçido é uma tristeza grande ver o resultado disto. lembro me do tal domingo em q ela desapareceu e em que essa minha amiga recebeu tmbm a mensagem. e tinha esperança que ela mudasse de ideias. Agora é um Adeus A Ana, com pena , muita pena :'(

Anónimo disse...

Tenho saudades tuas miuda aqi a escola ja nao è a mesma coisa sem ti, tive sempre esperanças !

AMAR-TE-EI PARA SEMPRE
ANA ELISABETE SAMPAIO RIBEIRO!

PauloSylva disse...

Por maisque me custe eu nunca gosto de me relembrar disso gosto apenas de me lembrar dela apenas dela nao do que lhe aconteceu e sempre que me lembro disso fico nickado nao gosto de me lembrar do que lhe aconteceu gosto de me lembrar do que ela era foi é com muita pena minha que nunca nos tenhamos conhecido melhor apesar de sermos da mesma turma a 1anos e tal e depois fico sempre a chorar sempre que me lembro desta triste notica que me fas eskeser tudo todos e me lebrar dela e do ue lhe aconteceu!!!