segunda-feira, 27 de agosto de 2007

NELSON ÉVORA - Campeão Mundial do Triplo Salto



Nélson Évora festeja título com a bandeira nacional




Nélson Évora sagrou-se hoje campeão do Mundo no triplo salto e garantiu o lugar mais alto no pódio na competição que está a decorrer em Osaka, no Japão. O ouro é o justo prémio para o atleta português que conseguiu a marca de 17,74 metros.

Com este resultado, Évora superou, também, o recorde nacional, que já era seu, em 23 centímetros, deixando o brasileiro Jadel Gregorio com a medalha de prata. Já o norte-americano Walter Davis ficou com o 3.º lugar.

Ao obter os 17,74 metros ao terceiro ensaio, o benfiquista resolveu a competição, deixando sem hipóteses Gregório (17,59), líder mundial do ano, e Davis (17,33), anterior campeão mundial.

Com saltos nulos no segundo e quinto ensaios e prescindindo do quarto, por questões tácticas, iniciou a participação com 17,41 e terminou com 17,39, qualquer das marcas suficiente para o colocar no pódio.


Ainda na ressaca de tão grande alegria, após ouvir "A Portuguesa" e ver a Bandeira Nacional subir no mastro mais alto do estádio de Osaka, o novo campeão do Mundo de triplo disse o que lhe ia na alma.

"Entrei muito bem na prova e sabia bem que queria fazer um bom resultado. Sabia também que o recorde pessoal (era 17,51) devia dar medalha. Ainda não consigo acreditar que o fiz... estou muito feliz", desabafou Nélson Évora.

O filho de cabo-verdianos nascido na Costa do Marfim, ainda comovido com a cerimónia protocolar que jamais esquecerá - "Tudo o que adquiri do atletismo foi em Portugal. É aí que tenho as minhas raízes, claro que me sinto português, sim!" - mostra-se consciente da larga margem de progressão que os 23 anos de idade lhe valem numa disciplina técnica.

Mas também assumiu a responsabilidade do título, o novo recordista nacional traça metas: "Um dia, quem sabe, talvez chegue à barreira dos 18,00 metros".

Exemplo e medalhas de Edwards

Já o recorde do Mundo de Jonathan Edwards (os míticos 18,29 metros dos Mundiais de Gotemburgo'95), é outra história. Mas, "se lá chegar, será com naturalidade", considera Nélson, prometendo "trabalhar forte, com alegria e amor, para chegar mais longe".

E o exemplo não podia estar mais perto, pois foi o melhor saltador de sempre, já retirado, que lhe entregou o galardão.

"Já há muito que ansiava receber uma medalha dele... Aprendi muito com ele, a ver os vídeos das suas provas. Pensei, ao receber a medalha dele, 'é lindo, é lindo...", comentou o novo campeão sobre o encontro com Edwards.

2 comentários:

Paulinha disse...

E ouviu-se o hino português!

Anónimo disse...

necessario verificar:)