quarta-feira, 22 de agosto de 2007

HOMMAGE A Grégory Lamarchal - 2

Grégory Lemarchal cantando "Et maintenant", canção com que venceu a Star Academy de 2004.

Ao ouvir num programa musical da TV o tema "A Corps Perdu" (clip), de imediato aquela voz mexeu com a minha sensibilidade, pelo que resolvi ir ao You Tube e ao Google para saber mais acerca de uma voz que, pensei, estaria a despontar para o panorama musical mundial. É que a voz era fabulosa. Sem uma falha.

Tristeza minha, descobri que se tratava de um jovem cantor, francês, falecido aos 23 anos, vitima de doença, que lhe afectava sobretudo os pulmões.

Grégory Lemarchal nasceu em Grenoble (França), em 13/05/1983.

Este talento musical, não era para ser cantor, pois gostaria de ter sido basquetebolista, futebolista ou craque noutro desporto qualquer. Mas, por pressão do seu Pai, lançou-se, em 1999, em sessões de karaoke, concursos musicais diversos, tendo adquirido conhecimentos e aperfeiçoado a sua voz.

No verão de 2003 fez um casting e entrou para a Star Academy 4, que se realizaria no verão de 2004. É realizado o evento e, em Dezembro de 2004 Grégory é declarado vencedor, com 80% dos votos, interpretando magistralmente a canção “Et Maintenant” (ver vídeo anexo), cujo original é dum senhor da canção chamado GILBERT BECAUD.

Seguem-se cerca de 3 anos de sucessos.

Grégory Lemarchal marcará a canção francesa pela sua incrível voz, seu humor e a sua imensa gentileza, tanto junto do seu público, como dos seus colegas.

Lançou o seu 1º. Álbum em 2005, intitulado “Je deviens moi”, tendo obtido logo 2 discos de ouro e um de platina. Em 2006 vê abrirem-se-lhe as portas do mítico OLYMPIA, onde fez uma noite “ao vivo”, memorável, em duetos com os seus convidados Celine Dion, Andrea Bocceli, Chimene Badu, Helene Segará, Isabella Boulay, etc. No final foi a apoteose, com uma interminável chuva de aplausos.

Artista de cena e próximo do seu público, não parará de cantar e colaborar com outros artistas; desde a sua entrada na Academy até à sua última prestação, Grégory fará sempre transparecer uma coragem e uma vontade fora do comum que o farão ultrapassar os limites da sua doença. Ele restará para todos os que o idolatravam, como um artista de talento único, um artista popular com uma voz inolvidável, um rapaz simples e generoso.

Em Junho deste ano, pòstumamente, foi lançado o seu 2º. Álbum, intitulado “La voix d´un ange”, levando, logo em Julho, mais de 300.000 discos vendidos.

Dos seus sucessos destaco, por serem do meu agrado, as canções: “A corps perdu”, “Meme si”, “Le feu sur les planches”, “De temps en temps” e “Et maintenant”.

Parou de cantar em Fevereiro deste ano, e foi internado de urgência em Abril, dado o agravamento do seu estado de saúde, vindo a falecer no dia 30 desse mês. Os seus restos mortais repousam agora no cemitério de Sonnaz (Savoie) – França.

A voz do anjo calou-se.

(.. Mas estará imortalizada, para sempre, nos registos musicais existentes).

2 comentários:

Anónimo disse...

Faço minhas, suas palavras a este ser humano brilhante, que pude apenas conhecer, por coincidência, ontem dia 30 de abril de 2008, um ano após sua morte física, pois ao acessar o youtube, vendo alguns vídeos, me deparei com esta incrível voz melodiosa, expressiva, que acalma nossos espíritos. Procurei ver alguns de seus vídeos clips, ler e conhecer este grande artista e para minha surpresa percebi que já havia falecido a um ano atrás. Mas vejo sua grande obra artística nos deixada para a posteridade. Forte abraço ao idealizador deste Blog
Evilásio Barbosa, Maceió/AL

Unknown disse...

conheci Gregory lemarchal por acaso ,fui ouvir et maintenant de gilbert becaud .cliquei nele,me surpreendi com sua interpretação,belissima,de arrepiar ,procurei saber quem era e me deparei com a noticia de que ele ja havia falecido....lamentável,busquei ouvir outras musicas dele e adori varias delasentre elas a corps perdu....que Deus o tenha