quarta-feira, 25 de julho de 2012

São TIAGO MAIOR - Apóstolo dos 12, o 1º. a ser martirizado.




Santiago Maior, também chamado Santiago, o Grande, Santiago Filho do Trovão, Santiago de Compostela e São Tiago Apóstolo, o Maior, nasceu em Betsaida, na Galileia em data desconhecida e morreu no ano 42 ou 44 d.C., em Jerusalém; Este apóstolo do Senhor, era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista. Era pescador tal como seu irmão, Pedro (Simão Pedro) e o irmão deste André, os primeiros 4 apóstolos que Jesus “chamou” para serem discípulos d´Ele.

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo
mais íntimo de Jesus [formado por Pedro (Simão Pedro), Tiago Maior e João Evangelista] testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, e a Transfiguração de Jesus, entre outros.

No entanto, foi sómente após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes que São Tiago correspondeu concrectamente aos desígnios de Deus. Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. A sua actividade apostólica decorreu sobretudo na Judeia, na Samaria e em Espanha. No livro dos Actos dos Apóstolos, vem o belo testemunho de São Tiago,
o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho:

"Por aquele tempo, o rei Herodes Agripa I, tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João, por decapitação"
(Act 12,1-2).

…Muitos são os que crêem que Santiago tenha visitado a província romana da Hispania e pregado a doutrina cristã, logo após o episódio de Pentecostes. Na cidade de Saragoça, teria presenciado uma aparição de Maria, mãe de Jesus, que ainda vivia. Tal aparição, em cima de um pilar, originou o culto de Nossa Senhora do Pilar. Devido ao insucesso em evangelizar os pagãos da Península Ibérica, Tiago teria regressado à Judeia, onde foi martirizado. Os locais que terá passado em Portugal em vida incluem Braga, Guimarães e Rates, assim como em vários locais da Galiza, na Espanha...

Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe "a Paz de Cristo". Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.


…“ O corpo de São Tiago Maior foi sepultado secretamente num bosque chamado Libredón. Assim, o local permaneceu oculto durante oito séculos. Uma certa noite, o ermitão Pelayo observou um fenômeno que ocorria neste bosque: uma chuva de estrelas  derramava-se sobre um mesmo ponto do Libredón, proporcionando uma luminosidade intensa. Tomando conhecimento das ocorrências, o Bispo de Iria Flavia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local”…
No dia 25 de Julho de (provàvelmente) 813 d.C., foi encontrada uma arca de mármore com os restos do apóstolo Tiago Maior.

O dia 25 de Julho é o dia litúrgico de Santiago Maior
, e foi estipulado com base na descoberta do seu túmulo, e não no dia da sua morte, como normalmente acontece.

Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, sobressai a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.                                                                   

É venerado pela Igreja Católica, Igreja Anglicana e Igrejas Orientais.


Tem como principal templo, a Catedral de Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha.
É o Padroeiro de Espanha e de muitos outros Países.
-------------------------------------------------------------------
Joseph 1
Créditos:(Cançãonova/Slideshare.net/Wikipédia/Google)

Sem comentários: