sexta-feira, 11 de março de 2011

Beata JACINTA MARTO - Comemora-se hoje a data do seu nascimento...









Jacinta Marto
















A casa, em Aljustrel, onde nasceu








Jacinta Marto


Um dos "Três Pastorinhos de Fátima", Jacinta Marto nasceu a 11 de março de 1910, em Aljustrel.
Era irmã de Francisco Marto. Este com 8 anos e a irmã com 7 foram, a par de sua prima Lúcia de Jesus Santos, então mais velha, com 10 anos completos, testemunhas de Aparições de Nossa Senhora em Fátima, na Cova da Iria, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.


Jacinta apenas viu e ouviu,
Francisco apenas viu,
e Lúcia viu, ouviu e dialogou.



Jacinta, como o irmão e prima, nasceu em Aljustrel, lugar que pertence a Fátima, pertencendo a uma família numerosa. Ela e Francisco eram os mais novos de sete irmãos e dois meios-irmãos.

Eram pobres, embora sem sentirem dificuldades como outras muitas famílias da região. Os pais eram lavradores, os mais pequenos pastoreavam entre as colinas e olivais da região de Fátima e Ourém. Jacinta ainda foi à escola, embora sem ter podido continuar os estudos. Denunciavam a timidez das crianças pobres e entregues ao quotidiano solitário por entre montes e arbustos com o gado.
Jacinta era uma criança pacata e ingénua, de vida cristã.


Esteve em todas as aparições entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917. Todas estas se sucederam em Fátima, na Cova da Iria, à exceção da de 13 de agosto, quando os três videntes se encontravam em Vila Nova de Ourém, onde se encontravam detidos pelas autoridades, que mantiveram, entre 13 e 16 de agosto, Jacinta, Francisco e Lúcia sobre interrogatórios acerca dos segredos revelados pela Senhora, nada obtendo, todavia, da boca das crianças, que terão sido, segundo versões postas a circular nos meios católicos, sujeitas a torturas de confissão. A Aparição de Agosto deu-se então no lugar dos Valinhos, a 19 desse mês.

Sozinha, ainda viu Nossa Senhora várias vezes ou com ela comunicou, registando grandes transformações na sua conduta espiritual. Os escritos dizem que Nossa Senhora tinha por ela um carinho muito especial, talvez por ser a mais nova dos pastorinhos e a mais irrequieta.

(Fontes: Net/Livros/Outros escritos.
)

Sem comentários: