quinta-feira, 29 de agosto de 2013

S. JOÃO BAPTISTA - Primo de JESUS (Aniversário da sua DECAPITAÇÃO).




São João Baptista - O Precursor, Profecta e Mártir

Personagem bíblica e Santo do Cristianismo, S. João Baptista terá nascido na Judeia, no ano 7 a.C.(há quem diga ano 2 a.C., pois nasceu pouco tempo antes do MESSIAS), e morrido em 30 d.C (há que diga 26, 27, 29...(?).). Era filho adoptivo de Zacarias, um sacerdote judaico, e de Isabel (que, dada a sua idade, concebeu pelo Espírito Santo, tal como Maria de Nazaré); Isabel era prima de Maria de Nazaré (a VIRGEM MARIA).

O nome JOÃO significa "Deus é propício".

Introduziu o baptismo (pela água), como prática na conversão de gentios, cerimónia que mais tarde seria adoptada pelo cristianismo (não pela água, mas pelo Espírito Santo).
Surge como um precursor de Jesus de Nazaré (O Nazareno) ou seja, Jesus Cristo, que veio a baptizar, no rio Jordão, e a reconhecer como o verdadeiro Messias.  

Partiu para o deserto para pregar.

Censurou o Governador Herodes Antipas por ter cometido adultério com a sua cunhada, Herodíade. Foi, por isto, preso e, mais tarde (meses depois), foi "decapitado", a pedido de Salomé, sobrinha do rei e filha de Herodíade.

Os discípulos de João trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus.

COINCIDÊNCIAS:

1 - JESUS e JOÃO foram ambos concebidos pelo Divino Espírito Santo, através de DEUS-PAI (o CRIADOR), com um intervalo de 5 ou 6 meses.
2 -  Eram primos e meios-irmãos, dado que só as mães eram biológicas.
3 - Nasceram no ano 7 a.C. (a data mais provável).
4 - Pregadores, João pregava aos gentios e Jesus aos doutores.
5 - Foram ambos martirizados, um deixando que isso acontecesse para salvação da humanidade, e outro decapitado por capricho, e a mando dum governador déspota.
6 - Terão morrido com a mesma idade? 33 anos? É que o nascimento de Jesus é tido entre o ano 7 e o ano 2 a.C. e a sua morte no ano 29 d.C., a mesma de João. (Fica a dúvida). Há que diga que eles morreram aos 37 anos?!....
  
JOÃO, é o único santo cujo nascimento e martírio, em 24 de Junho e em 29 de Agosto respectivamente, são evocados em duas solenidades pelos cristãos.

Também JESUS CRISTO e sua mãe a VIRGEM MARIA, são evocados em duas solenidades. (Mais ninguém o é).

O Dia Litúrgico da sua MORTE é HOJE.

Fontes: (Infopédia, Wikipédia, blogs, Joseph1)

Sem comentários: