sábado, 29 de junho de 2013

Ss. PEDRO e PAULO - Apóstolos e Mártires...


Ss. PEDRO e PAULO:

Hoje, 29 de Junho, é o dia litúrgico de ambos (pois foram mortos no mesmo dia e no mesmo ano).


S. PEDRO, Apóstolo dos 12 da ÚLTIMA CEIA e Mártir, filho dum homem chamado Jonah (João) e casado com Febronia, inicialmente chamado Simão, (Jesus chamava-o de Pedro), nasceu talvez no ano 1 a.C., em Betsaida(Síria), vivia em Cafarnaum com a mulher e o filho; morreu em Roma, no ano 67 d.C. com 67 anos(?). Foi o 1º. Bispo de Roma e o 1º PAPA da IGREJA CATÓLICA, da qual é o principal fundador, e foi quem deu a ordem aos restantes Apóstolos, para irem pelo Mundo afora e pregarem os ENSINAMENTOS de JESUS CRISTO. Há quem diga que Simão Pedro e seu irmão André terão sido discípulos de S. João Baptista (?). Simão e André eram "empresários" da pesca e tinham sua própria frota de barcos, em sociedade com Tiago, João e o pai destes Zebedeu. Foi crucificado de pernas para o ar, (a seu pedido), porque disse aos seus ASSASSINOS (que obedeciam a ordens do Imperador Romano NERO, um louco que foi nomeado Imperador aos 17 anos, que cometeu as maiores atrocidades contra mulheres e povo em geral, e que se suicidou, com um punhal, aos 31 anos, mas com a ajuda de um soldado) que não tinha dignidade suficiente para ser crucificado como o seu Senhor.

Nos evangelhos sinópticos, o nome de Pedro sempre encabeça a lista dos discípulos de Jesus, o que na interpretação da Igreja Católica Romana deixa transparecer um lugar de primazia sobre o Colégio Apostólico. 

Outro dado interessante era a estreita amizade entre Pedro e João Evangelista, facto atestado em todos os evangelhos, como por exemplo, na Última Ceia, quando pergunta ao Mestre, através do Discípulo amado (João), quem o haveria de trair ou quando ambos encontram o sepulcro de Cristo vazio no Domingo de Páscoa. Facto é que tal amizade perdurou até mesmo após a Ascensão de Jesus, como podemos constactar na cena da cura de um paralítico posto nas portas do Templo de Jerusalém.

MILAGRE: Segundo o relato em Lucas 5:1-11, no episódio conhecido como "Pesca milagrosa", Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem.
No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornará "pescador de homens".


S. PAULO, Apóstolo dos Gentios e Mártir, ou Paulo de Tarso, são a mesma pessoa, tendo nascido no ano 5 d.C., em Tarso (Turquia). Consta que terá tido uma visão de Cristo e ficado cego, mas recuperou a visão 3 dias depois, e converteu-se do Judaísmo ao Cristianismo(*). É fundador, juntamente com Pedro, da Igreja de Roma. A seguir a Jesus foi o maior divulgador da Sua Palavra. Foi um dos maiores escritores do Novo Testamento, donde se destacam as suas cartas às várias comunidades existentes. Morreu aos 62 anos, executado em Roma, por ordem de NERO (Foi decapitado) no ano 67 d.C., no mesmo dia de S. PEDRO.

SAULO, seu nome inicial, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso e São Paulo, foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. Ficou conhecido como o APÓSTOLO DE CRISTO.

(*) - A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas actividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo. Sua liderança, influência e legado levaram à formação de comunidades dominadas por grupos gentios que adoravam o Deus de Israel, aderiam ao código moral judaico, mas que abandonaram o ritual e as obrigações alimentares da Lei Mosaica por causa dos ensinamentos de Paulo sobre a vida e obra de Jesus e seu "Novo Testamento", fundamentados na morte de Jesus e na sua ressurreição.

A Bíblia não relata a morte de Paulo.
Figuras muito diferentes pelo temperamento e pela cultura, viveram, contudo, sempre irmanados pela mesma fé e pelo mesmo amor a Cristo. S. Pedro, na sua maravilhosa profissão de fé, exclamava: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo». E, no seu amor pelo Mestre, dizia: «Senhor, Tu sabes que eu Te amo». S. Paulo, por seu lado, afirmava: «Eu sei em quem creio», ao mesmo tempo que exprimia assim o seu amor: «A minha vida é Cristo»!

Fontes:W.B.Jos/Wikipédia, Outros.

Sem comentários: