
2025: Faz hoje 62 anos que partiu um "Anjo", um "Santo", um "Irmão"...
Orlando Tomé, nasceu na Beira (Moçambique) no dia 25 de Maio de 1944, tendo falecido devido a um acidente de viação no dia 18 de Outubro de 1963. Tinha 19 anos. Era uma jóia de moço! Passava a vida entre a Beira e Gondola, dado ser familiar de ferroviários. Vou falar dele porque com ele convivi algum tempo.
Iniciámos os nossos estudos, EU, o ORLANDO, o CARLOS GUILHERME, o "PATASSÁ", o José Manuel Caldeira Gonçalves, o Nuno Soares, o Rui Pinho, entre outros, no Liceu Pero de Anaia, na cidade da Beira, sita em Moçambique ( antiga Província Portuguesa) nos anos de 1956 a 1962.
Enquanto eu jogava Hóquei em Patins e fazia Teatro Amador, (entre a BEIRA e o BUZI), o ORLANDO e o CARLOS andavam metidos em cantorias e futebóis! O ORLANDO tinha muito jeito para o Rock e o CARLOS para o canto lírico (Tenor). No futebol eram avançados no SLB. Num Concurso musical que se realizou no S. JORGE, para apurar a melhor voz, o CARLOS GUILHERME saíu VENCEDOR com a célebre GRANADA de Mário Lanza! O ORLANDO ficou em 2º. lugar com uma "rockada" do Elvis Presley!... Também cantou o José Luis Martins Caetano (Fadista)! Foi um Show!...
EU saí do Liceu em 1960, mas o ORLANDO e o Carlos Guilherme continuaram a estudar.
E...como eu digo no meu "Postal de Recordação" (que a mãe distribuiu por todos os familiares e amigos) e que não se consegue ler, mas que a seguir transcreverei, tudo se desmoronou para o ORLANDO num dia 18 de Outubro...

PARA TI, AMIGO!
PARA TI,
ORLANDO DOS SANTOS TOMÉ
que colega meu
foste,
Que passaste
parte da vida
comigo,
Que soubeste
COMPREENDER, VENCER e ULTRAPASSAR...
os momentos difíceis
e de maior amargura...
PARA TI,
que usufruias a alegria
de viver...
e p´ra quem
a tristeza,
não tinha voz positiva...
PARA TI,
que estudavas
para te compreender
e para
nos compreender melhor...
para que mais tarde,
não se sabia quando?!...
Pudesses saber quem eras?!...
e quem éramos...
PARA TI,
que numa maldita tarde,
entraste...
num automóvel,
e ele...
"traiçoeiro",
te traçou o trágico fim,
em Hilton - África do Sul,
ainda estando tu,
"na flor da idade"...
"das ilusões"...
"e dos ideais"...
PARA TI,
que o mereces,
vai
o Eterno desejo
do sempre sincero Amigo: VIEIRA
Descansa EM PAZ.
Vila de Nova Lusitânia (BUZI), 23 de Outubro de 1963.
José Bento Vieira
...Quando se dirigia para a África do Sul, onde estudava, a viatura onde seguia com mais colegas (sendo um deles o Soares), perto de Hilton, teve um brutal acidente de que resultou 1 morto e 4 feridos com bastante gravidade. O único passageiro que não apresentava nenhuma fractura, parecendo mais que estava a "dormir", chamava-se ORLANDO e estava "morto"!... Os restantes colegas, andaram meses e meses a submeterem-se a operações, acabando todos por se salvar e continuaram as suas vidas. O condutor, que ficou todo partido...salvou-se!
Pelos depoimentos de todos que o conheciam e que com ele conviviam, muito em especial na Beira, tratava-se de um jovem fora do comum, tanto no trato como na sua postura perante a vida e perante as relações com os outros. Era um jovem sem vícios, adorado por todos. De tal forma era isto verdade que, sobretudo após a sua morte, e tendo conhecimento de alguns pormenores que a sua mãe contava, em especial o facto de ele gostar muito de flores "ROXAS", as pessoas começaram a rezar por ele e mais tarde a ORAR a ele, com base numa oração que a sua mãe pediu para lhe escreverem e que passou a circular de mão em mão.

Essa Oração, trago-a sempre comigo e rezo-a todos os dias:
*ORLANDO, que o Senhor Deus que está contigo, te guie e abençoe as tuas mãos suaves, para que, com a sua Benção Divina, com a ajuda de Maria Santíssima e de todos os Anjos e Santos do Céu, possas curar as doenças graves dos que sofrem sem esperança, proteger a nossa juventude e as nossas famílias, suavizar as nossas dores e tristezas, guiar-nos nos espinhosos caminhos da vida.
*Rogamos-te, querido ORLANDO, que oiças as nossas preces e que elas sejam dignas de serem atendidas pelo Santíssimo Sacramento.
*Suba a Vós, Senhor, a nossa Oração.
...E passaram a acontecer curas e protecções que as pessoas contavam, dizendo que haviam Orado ao ORLANDO e pedido as coisas mais diversas e que haviam sido atendidas!...e passaram a colocar sobre a sua urna vestidos de noivas, pernas de cera, pés de cera, mãos de cera, as mais variadas coisas, sempre acompanhadas por ramos de flores ROXAS.
Desconheço se a Igreja teve conhecimento destes casos, pois eu, pouco tempo depois, saí da Beira e nunca mais vi os pais dele, Sr. António e D. Olímpia, que faleceram poucos anos depois, um a seguir ao outro, provàvelmente, do desgosto tremendo que tinha sido a perda daquele maravilhoso filho..."um Anjo"!...
Os restos mortais da família Tomé, incluindo o ORLANDO, vieram para Portugal e estão, em Jazigo familiar, no cemitério da Vieira de Leiria.

Notas Finais: a) - O ORLANDO pertencia à família de Tomé Feteira da Vieira de Leiria.
........................b) - O Carlos Guilherme veio para Portugal, e é hoje um cantor lírico (Tenor) sobejamente conhecido, tendo editado um CD em dueto com a cantora Anabela; para além disso, é professor de Matemática (ou foi).
7 comentários:
Adorei o que li sobre o Orlando, era da minha idade e conheci-o mt. bem. Ele fez a primária comigo. Sofri mt. quando ele morreu. Teresa
"Bebi" todas as palavras, tudo o que aqui foi escrito sobre o tão saudoso colega e amigo Orlando, linda pessoa, tanto por dentro como por fora.
Vivi na Beira desde 1950, lá cresci, lá estudei e me fiz mulher e conheci bem o Orlando e nunca poderei esquecê-lo e a forma trágica como partiu.
Bem Haja pela linda Homenagem.
Sou de Vieira de Leiria , e do tempo em, que os seus pais regressaram há sua Vieira , desde menino que venho ouvindo Histórias da Santidade de Orlando Tomé, convivi com o seus pais de perto , pois eram quase meus vizinhos , habitava mos na mesma Rua , e fico eternamente Grato por esta informação que nos deu no se Blog , bem Haja!
Na minha pagina de Face , através do senhor, já por três vezes que fiz a Homenagem ao Santo Orlando, Graças a estas novas tecnologias ...
Cumprimentos S. L.
Lembro todos os dias do Orlando, é uma estrela que sempre me guiou
em todas as situações recordo ainda do sofrimento da Dona Olimpia e do senhor Tomé e assim se passou 55 anos
bem haja
que a luz deste santo continue a proteger
Minha mãe conheceu o Orlando e minha família tem muita fé nele
Quando minha esposa engravidou, se fosse menino o nome que iriamos dar a ele, Orlando, se fosse menina, Olímpia.
Nasceu menino, batizado de Orlando, tivemos uma menina, batizada de Rafaela Olimpia
Obrigado Santo Orlando
Eu nasci na beira(Moçambique)
Cheguei a ir na casa dele quando era criança
Más nunca me esqueci daquele quarto
Lembro me de uma viola, em cima de uma arca, muitos vestidos de noivas, e muitas outras coisas
A cama dele, muitas votos dele
Em Moçambique é comhecido como Irmão Orlando
Tinha eu nesta altura 8 anos. Ficou na minha mimoria para sempre
Vim agora do jazigo do Orlando
Esta muito abandonada e já sem a cor roxa
Que tristeza, perguntei algumas pessoas se já tinham ouvido falar dele
Más a maioria nunca ouviram falar
Que tristeza, tantos milagres
Para a nossa família, ele é e sempre sera um grande santo e Irmão como é conhecido em Moçambique.
Eu sempre que quero saber de alguma coisa, fasso a oração dele e pesso o sinal(ver alguma coisa de roxo ou lilas) se me mostras ao longo do dia, sei que vai mesmo acontecer
Nunca me falhou. Bem haja. Continue a falar sempre dele, pois eu fasso sempre o mesmo
Enviar um comentário